Lendo canções e arriscando um refrão

Autores

  • Heloisa Starling Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lilia Moritz Schwarcz Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i68p210-233

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Heloisa Starling, Universidade Federal de Minas Gerais

    é professora de História da UFMG.

  • Lilia Moritz Schwarcz, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    é professora de Antropologia da FFLCH-USP.

Referências

ARAÚJO, Ricardo Benzaquen de. Guerra e Paz. 2a ed. São Paulo, 34 Letras, 2005.

BAKHTIN, M. Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o Contexto de François Rabelais. São Paulo, Hucitec, 1987.

BARENBOIM, D. & SAID, E. W. Paralelos e Paradoxos: Reflexões sobre Música e Sociedade. São Paulo, Companhia das Letras, 2003.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. São Paulo, Nacional, 1976.

––––––. O Discurso e a Cidade. Rio de Janeiro, Ouro sobre Azul, 2005.

CHIAMPI, Irlemar. O Realismo Maravilhoso. São Paulo, Perspectiva, 1980.

CORRÊA, Mariza. “Sobre a Invenção da Mulata”, in Cadernos Pagu. Raça e Gênero, 6-7, Campinas, Publicação do Pagu – Núcleo de Estudos do Gênero/ Unicamp, 1996.

–––––– (org.). “Cara, Cor, Corpo”, in Cadernos Pagu, no 23, 2004.

CRAPANZANO, Vincent. “Estilos de Interpretação e a Retórica das Categorias Sociais”, in Yvonne Maggie & Claudia Barcelos Rezende (orgs.). Raça como Retórica: a Construção da Diferença. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002.

EFEGÊ, J. Figuras e Coisas da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro, Funarte, 1978.

FAUSTO-STERLING, Anne. Sexing the Body: Gender Politics and the Construction of Sexuality. New York, Basic Books, 2000.

FERRAZ, E. “Cinema Falado, Poema Cantado”, in E. Ferraz. Letra só Caetano Veloso. São Paulo, Companhia das Letras, 2003.

FIGUEIREDO, Maurício. Cordão da Bola Preta. Rio de Janeiro, Edição Bahia, s/d.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1 – A Vontade de Saber. Rio de Janeiro, Graal, 1977.

FRY, Peter. “Feijoada e Soul Food”, in Para Inglês Ver. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982.

––––––. A Persistência da Raça: Estudos Antropológicos sobre o Brasil e a África Austral. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2005.

GILROY, P. Against Race. Imagining Political Culture Beyond the Color Line. Cambridge, Harvard University Press, 2000.

GIRON, Luís Antônio. Mario Reis: o Fino do Samba, São Paulo, Editora 34, 2001.

HOBSBAWM, E. J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.

HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro, José Olympio, 1936.

LIMA, Luís C. Dispersa Demanda. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1981.

LOCKARD, C. Dance of Life: Popular Music and Politics in Southeast Asia. Honolulu, University of Hawaii Press, 2000.

MAIO, Marcos Chor. A História do Projeto Unesco: Estudos Raciais e Ciências Sociais no Brasil. Tese de doutorado. Rio de Janeiro, Iuperj, 1997.

––––––. “O Brasil no Concerto das Nações: a Luta contra o Racismo nos Primórdios da Unesco”, in História, Ciências e Saúde – Manguinhos, vol. 2. Rio de Janeiro, 1998, pp. 375-413.

MATOS, Claúdia. Acertei no Milhar: Samba e Malandragem no Tempo de Getúlio. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982.

MATTERN, M. Acting in Concert: Music, Community and Political Action. New Jersey, Rutgers University Press, 1998.

MAXIMO, João & DIDIER, Carlos. Noel Rosa, uma Biografia. Brasília, Editora UnB, 1990.

McCLINTOCK, Anne. Imperial Leather: Race, Gender and Sexuality in the Colonial Context. London, Routledge, 1995.

MOURA, Roberto M. No Princípio, Era a Roda: um Estudo sobre Samba, Partido-alto e Outros Pagodes. Rio de Janeiro, Rocco, 2004.

NAVES, S. C. O Violão Azul: Modernismo e Música Popular. Rio de Janeiro, Ed. FGV, 1998.

NOGUEIRA, Oracy. Tanto Preto Quanto Branco: Estudos de Relações Raciais. São Paulo, T. A. Queiroz, 1985 (1954).

POCOCK, J. G. A. “O Estado da Arte”, in Linguagens do Ideário Político. São Paulo, Edusp, 2003a.

––––––. “O Conceito de Linguagem e o Métier d’Historien”, in Linguagens do Ideário Político. São Paulo, Edusp, 2003b.

REIS, Letícia Vidor. O Mundo de Pernas para o Ar. A Capoeira no Brasil. São Paulo, Fapesp/Publisher Brasil, 1997a.

––––––. “A Aquarela do Brasil: a Mestiçagem e a Construção da Capoeira”, in Cadernos de Campo.São Paulo, 1997b.

––––––. Aquarela do Brasil. Tese de doutorado. São Paulo, FFLCH-USP, s/d.

RIBEIRO, S. et alii. Literatura e Música. São Paulo, Senac, 2003.

SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente; Transformações do Samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro, Jorge Zahar/Editora UFRJ, 2001.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. “Nem Preto, nem Branco, Muito pelo Contrário”, in História da Vida Privada Número 4. São Paulo, Companhia das Letras, 1999a.

––––––. As Barbas do Imperador. São Paulo, Companhia das Letras, 1999b.

SEVERIANO, Jairo & MELLO, Zuza Homem de. A Canção no Tempo: 85 Anos de Músicas Brasileiras. São Paulo, Editora 34, 1997.

SILVA, Nelson do Vale e. “Uma Nota sobre Raça Social no Brasil”, in Estudos Afro-Asiáticos 26, Rio de Janeiro, s.e., 1994.

SKINNER, Q. “Meaning and Understanding in the History of Ideas”, in History and Theory, 8, pp. 3-53, 1969.

––––––. “Why Laughing Mattered in the Renaissance”, in History of Political Thought, 22, pp. 418-47, 2001.

––––––. L’Artiste en Philosophie Politique: Ambrogio Lorenzetti et le Bon Gouvernement. Paris, Raison d’Ágir, 2003.

SOUZA, Juliana Beatriz Almeida de. “Mãe Negra de um Povo Mestiço”, in Estudos Afro-Asiáticos 29.Rio de Janeiro, s.e., 1996.

STARLING, H.; EISENBERG, J. & CAVALCANTE, B. (orgs.). Decantando a República: Inventário Histórico e Político da Canção Popular Moderna Brasileira. 3 volumes. Rio de Janeiro/São Paulo, Nova Fronteira/Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

STOCKING, George W. Race, Culture and Evolution: Essays in the History of Anthropology. Chicago, The University of Chicago Press, 1982.

STOLCKE, Verena. “Sexo Está para Gênero Assim Como Raça para Etnicidade?”, in Estudos Afro-Asiáticos, no 20, 1991.

STOLER, Ann Laura. “Carnal Knowledge and Imperial Power: Gender, Race and Morality in Colonial Asia”, in Roger Lancaster & Micaela Di Leonardo. The Gender/Sexuality Reader: Culture, History, Political Economy. London, Routledge, 1997.

TATIT, Luiz. “Marchinha e Samba-enredo”, in Folha de S. Paulo, p. 3, 6/mar./2000.

––––––. O Século da Canção. São Paulo, Ateliê Editorial, 2004.

TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo, Editora 34, 2002.

TULLY, J. Meaning and Context: Quentin Skinner and his Critics. Cambridge, Polity Press, 1988.

VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira. V. 1. São Paulo, Martins, 1964.

VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro, Zahar, 1995.

WISNIK, J. M. O Som e o Sentido: uma Outra História das Músicas. São Paulo, Companhia das Letras, 2001.

––––––. “A Gaia Ciência: Literatura e Música Popular no Brasil”, in J. M. Wisnik. Sem Receita: Ensaios e Canções. São Paulo, Publifolha, 2004.

Downloads

Publicado

2006-02-01

Edição

Seção

Racismo I

Como Citar

STARLING, Heloisa; SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lendo canções e arriscando um refrão . Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 68, p. 210–233, 2006. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i68p210-233. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13494.. Acesso em: 26 abr. 2024.