Furacões e tornados: um espetáculo de rotação na atmosfera terrestre

Autores

  • Maria Assunção Faus da Silva Dias Inpe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i72p44-53

Resumo

A atmosfera terrestre contém ar em rotação com movimentos que podem ser observados de diferentes pontos de vista. Os pequenos rodamoinhos de poeira e tornados são visíveis a olho nu, ciclones e furacões têm rotação visível desde o espaço, a bordo de satélites por exemplo. Os dois fenômenos, tornado e furacão, têm algumas importantes diferenças em termos de tamanho e tempo de vida, mas ambos representam uma situação de equilíbrio de forças físicas que mantêm os movimentos circulares do ar em situação quase estável. Tornados e furacões são eventos extremos que provocam desastres de toda sorte, principalmente devido às ventanias extremamente intensas que os caracterizam, têm distribuição geográfica heterogênea e época do ano em que são mais freqüentes. Uma das questões recorrentes nos dias de hoje é se a freqüência de ocorrência tanto de tornados como de furacões está aumentando em função do aquecimento global; se as mudanças climáticas estão provocando tornados e furacões em lugares nunca dantes atingidos e com violência cada vez maior.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Assunção Faus da Silva Dias, Inpe

    é professora do Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e pesquisadora do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe.

Downloads

Publicado

2007-02-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

DIAS, Maria Assunção Faus da Silva. Furacões e tornados: um espetáculo de rotação na atmosfera terrestre . Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 72, p. 44–53, 2007. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i72p44-53. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13567.. Acesso em: 19 abr. 2024.