Ciência e tecnologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i73p58-90Resumo
Este trabalho descreve o sistema de inovação brasileiro em termos de suas instituições (universidades, laboratórios do governo, institutos e agências de financiamento e instalações de P&D do setor empresarial), de sua demografia e do padrão final de investimento, o qual demonstra uma predominância do investimento público em P&D numa proporção mais alta que 60/40 em relação ao privado. Também descreve alguns dos fatos estilizados relacionados às produções desse sistema nacional de inovação (publicações científicas, patentes, produtos e balança comercial) e como o governo brasileiro, principalmente após 1999, mudou sua política de C&T (ciência e tecnologia) de uma política de orientação acadêmica quase exclusiva para incluir o aprimoramento de P&D do setor empresarial como alvo relevante de tais políticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |