Musicalidade marubo, musicologia amazônica: tempo histórico e temporalidade mítica

Autores

  • Guilherme Werlang Universidade Federal Fluminense. Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i77p34-65

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Werlang, Universidade Federal Fluminense. Universidade Federal de Santa Catarina

    é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

AYTAI, Desidério. O Mundo Sonoro Xavante. São Paulo, Universidade de São Paulo, 1985.

BASSO, Ellen. A Musical View of the Universe: Kalapalo Myth and Ritual. Filadélfia, University of Pennsylvania Press, 1985.

BATESON, Gregory. Mind and Nature: a Necessary Unity. Nova York, Bantam Books, 1988 [1979].

BEAUDET, Jean-Michel. “L’Ethnomusicologie de l’Amazonie”, in L’Homme 126-128 XXXIII (2-4), 1993, pp. 527-33.

________. Souffles d’Amazonie: les Orchestres ‘Tule’ des Wayãpi. Nanterre, Société d’Ethnologie, 1997.

CANZIO, Riccardo. “Mode de Fonctionnement Rituel et Production Musicale chez les Bororo du Mato Grosso do Sul”, in Cahiers de Musiques Traditionnelles 5, 1992, pp. 71-95.

COFFACI DE LIMA, Edilene. “A Onomástica Katukina É Pano?”, in Revista de Antropologia 40 (2), 1997, pp. 7-30.

DESCOLA, Philippe. “Societies of Nature and the Nature of Society”, in A. Kuper, Conceptualising Society. Londres, Routledge, 1992, pp. 107-26.

ERIKSON, Philippe. “Altérité, Tatouage, et Anthropophagie chez les Pano: la Belliqueuse Quête du soi”, in Journal de la Société des Américanistes de Paris LXXII, 1986, pp. 185-210.

________. “Uma Singular Pluralidade: a Etno-história Pano”, in M. Carneiro da Cunha, História dos Índios no Brasil. São Paulo, Companhia das Letras 1992, pp. 239-52.

________. “Une Nébuleuse Compacte: le Macro Ensemble Pano”, in L’Homme 126-127 XXXIII (2-4), 1993, pp. 45-58.

________. La Griffe des Aïeux: Marquage du Corps et Démarquages Ethniques chez les Matis d’Amazonie. Paris, Peeters, 1996.

ERIKSON, Philippe; KENSINGER, Kenneth; ILLIUS; Bruno & AGUIAR, Sueli. “Kirinkobaon Kirika, ‘Gringo’s Books’: an Annotated Panoan Bibliography”, in Amerindia, 19. Supplement 1, 1994.

FELD, Stephen. Sound and Sentiment: Birds, Weeping, Poetics, and Song in Kaluli Expression. Filadélfia, University of Pennsylvania Press, 1990 [1982].

FUKS, Victor. Demonstration of Multiple Relationships between Music and Culture of the Waiãpi Indians of Brazil. Tese de doutorado. Indiana University, 1989.

GELL, Alfred. The Anthropology of Time. Oxford, Bergham, 1994.

HILL, Jonathan. Keepers of the Sacred Chants: the Poetics of Ritual Power in an Amazonian Society. Tucson, University of Arizona Press, 1993.

HUGH-JONES, Stephen. The Palm and the Pleiades: Initiation and Cosmology in Northwest Amazonia. Cambridge, Cambridge University Press, 1979.

HYMES, Dell. ‘In Vain I Tried to Tell You’: Essays in Native American Ethnopoetics. Filadélfia, University of Pennsylvania Press, 1981.

KEIFENHEIM, Bárbara. “Nawa: un Concept Clé de l’Altérité chez les Pano”, in Journal de la Société des Américanistes LXXVI, 1990 , pp. 79-94.

LÉVI-STRAUSS, Claude. “A Estrutura dos Mitos”, in Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1989 [1955], pp. 237-65.

________. “Overture”, in The Raw and the Cooked: Introduction to a Science of Mythology. Londres, Pimlico, 1994 [1964].

________. “Finale”, in The Naked Man: Introduction to a Science of Mythology. Londres, Jonathan Cape, 1981 [1971].

________. “Exode sur Exodus”, in L’Homme 106-107 XXVIII (2-3), 1988.

MELATTI, Júlio Cezar. “Estrutura Social Marubo: um Sistema Australiano na Amazônia”, in Anuário Antropológico 76, 1977, pp. 83-120.

________. “A Origem dos Brancos no Mito de Shoma Wetsa”, in Anuário Antropológico 84, 1985, pp. 109-73.

________. “Wenia: a Origem Mitológica da Cultura Marubo”, in Série Antropologia 54, 1986.

________. “Soluções das Culturas Pano para os Enigmas do Desenvolvimento Corporal”, in M. Corrêa & R. de Barros Laraia, Roberto Cardoso de Oliveira: Homenagem. Campinas, Universidade de Campinas, 1992, pp. 143-66.

________ (org.). Povos Indígenas no Brasil 5: Javari. São Paulo, Cedi, 1981.

MELLO, Maria Ignez Cruz. Música e Mito entre os Wauja do Alto Xingu. Tese de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 1999.

MENEZES BASTOS, Rafael José de. A Festa da Jaguatirica: uma Partitura Crítico-Interpretativa. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, 1989.

________. “Esboço de uma Teoria da Música: para Além de uma Antropologia Sem Música e de uma Musicologia Sem Homem”, in Anuário Antropológico 93, 1995, pp. 9-73.

________. A Musicológica Kamayurá: para uma Antropologia da Comunicação no Alto-Xingu. Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 1999 [1978].

MENEZES BASTOS, Rafael José de & PIEDADE, Acácio Tadeu. “Sopros da Amazônia: sobre as Músicas das Sociedades Tupi-guarani”, in Mana 5 (2), 1999, pp. 125-43.

OVERING, Joanna. “The Shaman as a Maker of Worlds: Nelson Goodman in the Amazon”, in Man 25 (4), 1990.

________. “O Mito como História”, in Mana 1 (1), 1995, pp. 107-39.

PIEDADE, Acácio Tadeu. Música Ye’pâ-masa: por uma Antropologia da Música no Alto Rio Negro. Tese de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 1997.

________. “Música Tukano”, 2001, ms.

SCHELLING, Friedrich. Filosofia della Mitologia. Milão, Mursia, 1990 [1856-61].

SEEGER, Anthony. Why Suyá Sing: a Musical Anthropology of an Amazonian People. Cambridge, Cambridge University Press, 1987.

SHERZER, Joel & URBAN, Greg (orgs.). Native South American Discourse. Berlim, Mouton de Gruyter, 1986.

SILVA, Domingos Bueno da. Música e Pessoalidade: por uma Antropologia da Música entre os Kulina do Alto Purus. Tese de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 1997.

SMITH, Robert Chase. Deliverance from Chaos to Song: a Social and Religious Interpretation of the Ritual Performance of Amuesha Music. Tese de doutorado. Cornell University, 1977.

SOUSA, Eudoro de. Dioniso em Creta e Outros Ensaios: Estudos de Mitologia e Filosofia da Grécia Antiga. São Paulo, Duas Cidades, 1973.

TOWNSLEY, Graham. Ideas of Order and Patterns of Change in Yaminawa Society. Tese de doutorado. Cambridge, Cambridge University, 1988.

TRAVASSOS, Elizabeth. Xamanismo e Música entre os Kayabí. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro, MN/UFRJ, 1984.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Araweté: os Deuses Canibais. Rio de Janeiro, Zahar, 1986.

________. “Alguns Aspectos da Afinidade no Dravidianato Amazônico”, in E. Viveiros de Castro & M. Carneiro da Cunha (orgs.), Amazônia: Etnologia e História. São Paulo, NHII/USP/Fapesp, 1993, pp. 150-210.

________. “Os Pronomes Cosmológicos e o Perspectivismo Ameríndio”, in Mana 2 (2), 1996, pp. 115-44.

WERLANG, Guilherme. “Emerging Amazonian Peoples: Myth-chants”, in G. Harvey & K. Ralls-McLeod, Indigenous Religious Musics. Aldershot, Ashgate, 2000, pp. 167-82.

________. Emerging Peoples: Marubo Myth-chants. Tese de doutorado. University of St. Andrews, 2001.

Downloads

Publicado

2008-05-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

WERLANG, Guilherme. Musicalidade marubo, musicologia amazônica: tempo histórico e temporalidade mítica . Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 77, p. 34–65, 2008. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i77p34-65. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13655.. Acesso em: 19 abr. 2024.