O Programa Univesp e a expansão do ensino superior público paulista

Autores

  • Carlos Vogt Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i78p58-66

Resumo

A expansão educacional de um país possui forte influência sobre o seu desenvolvimento social e econômico, aumenta a produtividade do trabalho, traz crescimento econômico, melhora os salários e diminui a pobreza. Nesse cenário, o ensino superior se torna cada vez mais importante. Embora se considere a educação em tese um bem “intransferível”, sua redistribuição é mais factível do que a maioria dos ativos fixos. Daí a conclusão de que a expansão da educação no Brasil é essencial para a redução da desigualdade e da pobreza, além de fomentar o crescimento econômico. Estima-se, a propósito, que a eliminação do atraso educacional do Brasil em relação aos outros países permitiria uma elevação da renda per capita entre 15% e 30%. Conclui-se, também, que a origem da pobreza no Brasil não está na escassez relativa ou absoluta de recursos, mas na forma como tal riqueza é distribuída. Assim, a desigualdade de renda no país decorre também do baixo grau de oportunidades de inclusão econômica e social de boa parte da população. A desigualdade de oportunidades educacionais explica cerca de 45% da desigualdade de renda entre as pessoas situadas na base, em contraposição às do alto da pirâmide social brasileira. A forte influência da desigualdade de escolaridade sobre a desigualdade de renda é confirmada também pela acentuada curva de retornos (benefícios em termos de remuneração) por ano de escolaridade no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Vogt, Estado de São Paulo

    é poeta, linguista e secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo.

Referências

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo, Paz e Terra, 1999.

CENSO (2005) realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério de Educação e Cultura (MEC).

DUPAS, G. Economia Global e Exclusão Social. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1999.

FREEMAN, C. e PEREZ, C. “Structural Crises of Adjustment: Business Cycles and Investment Behavior”, in Dose et alii (eds). Technical Change and Economic Theory. Londres, Pinter Publishers, 1988.

MENEZES-FILHO, N. A. “A Evolução da Educação e seu Impacto no Mercado de Trabalho”. Artigo de março de 2001, preparado para o Instituto Futuro Brasil.

PNAD/IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílio. Dados de 1993 a 2002.

ROPER, S. D. “Conducting a Distance Education Course When You are the Distant One”, in Political Science & Politics. vol. 37, Issue 3, Jul./2004, pp. 477-479.

UNESCO. Aprendizaje Abierto y a Distancia. Consideraciones sobre Tendencias, Políticas y Estrategias. División de Educación Superior de la Unesco, 2002.

Downloads

Publicado

2008-08-01

Como Citar

VOGT, Carlos. O Programa Univesp e a expansão do ensino superior público paulista . Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 78, p. 58–66, 2008. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i78p58-66. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13678.. Acesso em: 24 abr. 2024.