O Calendário do Som e a estética sociomusical inclusiva de Hermeto Pascoal: emboladas, polifonias e fusões paradoxais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i82p164-188Downloads
Referências
AYTAI, Desidério. O Mundo Sonoro Xavante. Tese de doutorado. São Paulo, Unicamp, 1976, pp. 20-30.
ATTALI, Jacques. Noise, The Political Economy of Music. Minneapolis, University of Minnesota Press, 1996.
BLACKING, John. How Musical is Man?. Seattle and Washington, University of Washington Press, 1976.
CABRAL, Sérgio. Antônio Carlos Jobim: uma Biografia. Rio de Janeiro, Lumiar, 1997.
CONDE, Miguel. “Poéticas da Delicadeza: Críticos e Autores Discutem as Rupturas da Atual Literatura Brasileira com as Narrativas Brutais que Marcaram a Geração 90”, in O Globo, Caderno Prosa e Verso, Rio de Janeiro, 30/8/2008, pp. 1-2.
COSTA-LIMA NETO, Luiz. A Música Experimental de Hermeto Pascoal e Grupo (1981-1993): Concepção e Linguagem. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro, Unirio, 1999.
________. “The Experimental Music of Hermeto Pascoal and Group (1981-1993): a Musical System in the Making”, in Suzel Ana Reily (org.). Brazilian Musics, Brazilian Identities 9/i. Inglaterra, British Forum for Ethnomusicology, 2000 (http://www.open.ac.uk/Arts/music/mclayton/bje9-1finalpdf.PDF).
________. “Da Casa de Tia Ciata à Casa da Família Hermeto Pascoal no Bairro do Jabour: Tradição e Pós-modernidade na Vida e na Música de um Compositor Popular Experimental no Brasil”, in Revista Eletrônica da Abet, Música e Cultura, no
(http://www.musicaecultura.ufba.br/).
DIAS, Márcia Tosta. Os Donos da Voz: Indústria Fonográfica Brasileira e Mundialização da Cultura. São Paulo, Boitempo Editorial, 2000.
ELIAS, Norbert. Mozart, Sociologia de um Gênio. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1991.
FERNANDES, Estevão Rafael. Entre Cosmologias, Estratégias e Performances: Incursões Xavante à Funai. Dissertação de mestrado em Antropologia Social. Universidade de Brasília, 2005.
FUJITA, Fumiko. “Musicality in Early Childhood: a Case from Japan”, in Suzel Ana Reily (org.). Rethinking John’s Blacking Ethnomusicology in the Twenty-first century. London, Ashgate, 2006, pp. 87-106.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro, LTC, 1989.
GRAHAM, Laura R. Performing Dreams: Discourses of Immortality among the Xavante of Central Brazil. EUA, University of Texas Press, 1995.
JUNG, Carl Gustav. “Psicologia e Religião”, in Obras Completas. Volume XI/1. Petrópolis, Vozes, 1978.
MARCONDES, Marcos Antônio et alii. Enciclopédia da Música Brasileira, Erudita, Folclórica e Popular. São Paulo, Art, 1977.
MAYBURY-LEWIS, David. Akwe-Shavante Society. Oxford University Press, 1967.
MENEZES BASTOS, Rafael de. “O Índio na Música Brasileira, Recordando Quinhentos Anos de Esquecimento”, in Tugny e Queiroz (org.). Músicas Africanas e Indígenas no Brasil. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006, pp. 115-30.
MERRIAN, Alan P. “Sinesthesia and Inter-sense Modalities”, in The Anthropology of Music. Illinois, Northwestern University Press, 1964, pp. 85-102.
MIDANI, André. Música, Ídolos e Poder: do Vinil ao Download. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2008.
NETTL, Bruno. Heartland Excursions: Ethnomusicological Reflections on Schools of Music. Urbana/Chicago, University of Illinois Press, 1995.
________. The Study of Ethnomusicology: Thirty-one Issues and Concepts. Urbana/Chicago, University of Illinois Press, 2005.
PASCOAL, Hermeto (10/11/1997; 4/10/1998; 6/3/1999). Entrevistas comigo realizadas.
________. Entrevista com Mário Adnet, “Enfim um Homem Comum”, in O Globo (15/10/1998).
________. Calendário do Som. São Paulo, Editora Senac-Itaú Cultural, 2000.
________. Entrevista com Renata Garcia, in Revista Br@sil.net. Londres, pp. 26-8, 2000 (http://www.brasil.net.co.uk).
________. Entrevista com Carlos Gustavo Yoda. “Deus Disse: ‘Crescei e Multiplicai-vos’; Pirateiem meus Discos, Clama Hermeto Pascoal” (entrevista disponível em: http://cartamaior.com/templates/materiaMostrar. cfm?materia_id =9748).
REILY, Suzel Ana. “Introduction, Brazilian Musics, Brazilian Identities”, in British Journal of Ethnomusicology 9/i. Inglaterra, British Forum for Ethnomusicology, 2000, pp. 1-10.
________. Voices of the Magi: Enchanted Journeys in Southeast Brazil. Chicago, University of Chicago Press, 2002.
________ (org.). “John Blacking in the Twentieth Century: an Introduction”, in The Musical Human: Rethinking John’s Blacking Ethnomusicology in the Twenty-first Century. London, Ashgate, 2006, pp. 1-16.
RIBEIRO, Luiz César de Queiroz; LAGO, Luciana Corrêa do. A Oposição Favela-Bairro no Espaço Social do Rio de Janeiro, 2001 (http://www.scielo. br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000100016)
SAGER, Rebecca. “Creating a Musical Space for Experiencing the Other-Self Within”, in Suzel Ana Reily (org.). Rethinking John’s Blacking Ethnomusicology in the Twenty-first century. London, Ashgate, 2006, pp. 143-70.
SANDRONI, Carlos. “Apontamentos sobre a História e o Perfil Institucional da Etnomusicologia no Brasil”, in Revista USP, 77. São Paulo, CCS-USP, 2008, pp. 66-75.
SANTOS NETO, Jovino de. Entrevista comigo realizada, 1997.
________. Tudo É Som (All is Sound), the Music of Hermeto Pascoal. EUA, Universal Edition, 2001.
________. http://www.jovisan.net STOKES, Martin. Ethnicity, Identity and Music. Oxford, Berg Publishers, 1994.
TRAVASSOS, Elizabeth. “O Avião Brasileiro: a Análise de uma Embolada”, in Elizabeth Travassos; Cláudia Neiva de Matos e Fernanda Teixeira de Medeiros. Ao Encontro da Palavra Cantada, Poesia, Música e Voz. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2001, pp. 89-103.
TREECE, David. Journal of Latin American Studies no 35. Londres, King’s College, 2003.
ULHÔA, Martha Tupinambá de. “Nova História, Velhos Sons. Notas para Ouvir e Pensar a Música Brasileira Popular”, in Debates: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música. Rio de Janeiro, Unirio, 1997, pp. 80-100.
WEBER, Demétrio; LINS, Letícia. “Menos Jovens na Escola”, in O Globo. Rio de Janeiro, 19/9/2008, p. 33.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |