Do ciberespaço à iconomia: projeções metapóricas

Autores

  • Gilson Schwartz Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais
  • Thais Helena de Camargo Barros Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i86p108-121

Palavras-chave:

ciberespaço, cinema, metáporo, quase-método, iconomia

Resumo

Na sociedade contemporânea o ser humano se vê inserido - ou invadido - em ambientes cada vez mais configurados por complexos recursos tecnológicos. É o ciberespaço, onde as imagens inundam o cotidiano e se traduzem em valor, o corpo adquire novo status imaterial e as noções de lugar e tempo se transformam e quase se anulam. O cinema pensa e produz também uma desterritorialização da imagem em movimento desde os seus primeiros tempos de imagem-máquina. Este trabalho reflete sobre as transformações da ordem social que implicam a emergência de uma "iconomia" a partir dos espaços simbólicos, tomando três momentos críticos na história do cinema como índices de uma convergência entre material e imaterial que se consolida a partir da emergência do ciberespaço. O quase-método metapórico é mobilizado como ferramenta de reconstrução metodológica desses ícones da história do cinema relacionados à desconstrução do Homo faber. O "outro lado" do ciberespaço, abrindo continuamente novos espaços-tempos de criação de valor, identifica-se a uma iconomia em que as projeções narrativas tornam-se fontes paradigmáticas de valor e de "mais gozar".

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Biografia do Autor

  • Gilson Schwartz, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais

    é professor do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP. 

  • Thais Helena de Camargo Barros, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais

    é mestranda no Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP.

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Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

SCHWARTZ, Gilson; BARROS, Thais Helena de Camargo. Do ciberespaço à iconomia: projeções metapóricas . Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 86, p. 108–121, 2010. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i86p108-121. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13817.. Acesso em: 19 abr. 2024.