Nada ficou como antes

Autores

  • Ivan Vilela Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i87p14-27

Palavras-chave:

música popular brasileira, Clube da Esquina, Milton Nascimento, movimentos musicais

Resumo

Inúmeras foram as transformações ocorridas na canção popular brasileira nos anos 1960. Nesse período, diversos grupos de músicos e intelectuais interferiram na maneira de se pensar e se fazer música no Brasil. Dentre esses grupos de músicos, com enunciações musicais específicas, a crítica e os musicólogos creditaram valor de movimento musical a uns em detrimento de outros, o que orientou toda ordem de estudos que se fizeram desses fenômenos, por longo tempo. Assim, bossa nova, jovem guarda e tropicália foram amplamente valorizadas como movimentos musicais ocorridos na MPB. Um caso de esquecimento, no entanto, decorre dessa ampla valorização: é o caso do Clube da Esquina. Este texto busca situar o Clube da Esquina no contexto da MPB, mostrando que seus procedimentos e inovações o colocam como um dos mais importantes movimentos musicais surgidos na música popular brasileira.

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Biografia do Autor

  • Ivan Vilela, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    é músico e professor do Departamento de Música da ECA-USP.

Referências

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VIVEIROS, Bruno. Som Imaginário – a Reinvenção da Cidade nas Canções do Clube da Esquina. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2009.

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Publicado

2010-11-01

Edição

Seção

Dossiê