Movimentos musicais: Guerra-Peixe para ouvir, dançar e pensar

Autores

  • Samuel Araújo Universidade Federal do Rio de Janeiro. Laboratório de Etnomusicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i87p98-109

Palavras-chave:

movimentos musicais, música brasileira, Guerra-Peixe

Resumo

Entre os tópicos da produção escrita, jornalística ou acadêmica, sobre a música no Brasil encontra-se a configuração eventual de movimentos, explicitamente reconhecidos ou não por seus protagonistas, em que a criação musical é tomada como vetor, único ou conjugado, de mudanças significativas de cunho estético, técnico, comportamental e/ou político, capazes de afetar contundente ou tangencialmente os rumos gerais da sociedade brasileira. Assim, tomando uma série de indagações como ponto de partida, a proposta deste artigo é examinar um repertório musical produzido por demanda de mercado e, possivelmente por isso, não avaliado como "movimento" no sentido aqui enunciado: a música composta por Guerra-Peixe para orquestra de dança de salão ao final dos anos 1930 e início dos anos 40.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Samuel Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Laboratório de Etnomusicologia

    é coordenador do Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

AGUIAR, Ernani Henrique Chaves. César Guerra-Peixe, seu Instrumento e a Sonata N. 1 para Violino e Piano. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1995.

ANDRADE, Mário. Ensaio sobre Música Brasileira. São Paulo, Chiaratto, 1928.

ASSIS, Ana Cláudia. Os Doze Sons e a Cor Nacional: Conciliações Estéticas e Culturais na Produção Musical de César Guerra-Peixe (1944-1954). Tese de doutorado em História. Universidade Federal de Minas Gerais, 2006.

BORNHEIM, Gerd. Metafísica e Finitude. São Paulo, Perspectiva, 2001.

BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a História. 2a ed. São Paulo, Perspectiva, 1992.

CAVALCANTI, Maria Carolina de Lima. Análise e Interpretação de Nove Peças do Repertório Carioca para Conjuntos de Flautas Transversas. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

CORRADI JUNIOR, Claudio José. César Guerra-Peixe: Suas Obras para Violão. Dissertação de mestrado em Música. Universidade de São Paulo, 2006.

DUARTE, Francisco José Bossois Hohlenwerger de Sá Del-Rei. “Desculpe, Foi Engano”: o Saxofone de Aurino Ferreira num Choro de Guerra-Peixe. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2005.

EGG, André Acastro. O Debate no Campo do Nacionalismo Musical no Brasil (Anos 40 e 50). Dissertação de mestrado em História. Universidade Federal do Paraná, 2004.

FARIA, Priscila Araújo. A Escrita Idiomática do Concertino para Violino e Orquestra de Câmara, de César Guerra-Peixe. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.

FARIA Jr., Antônio Emanuel Guerreiro de. Guerra-Peixe, sua Evolução Estilística à Luz das Teses Andradeanas. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 1997.

FARIA Jr., Antônio Emanuel Guerreiro de et al. Guerra-Peixe − Um Músico Brasileiro. Rio de Janeiro, Lumiar/Chediak, 2007.

FECHER, Carlos Eduardo. Suíte Sinfônica n. 1 – “Paulista”, de Guerra-Peixe: um Estudo da Orquestração como Retrato do Folclore. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2005.

GADO, Adriano Braz. Estudo da Técnica de Doze Sons em Obras Selecionadas: Hans Joachim Koellreutter e César Guerra-Peixe. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Estadual de Campinas, 2005.

GIANESELLA, Eduardo Flores. Percussão Orquestral Brasileira: Problemas Editoriais e Interpretativos. Tese de doutorado em Música. Universidade de São Paulo, 2009.

GUERRA-PEIXE, César. “Principais Traços Evolutivos da Produção Musical“, in www.guerrapeixe.com/texto01.html, 1971.

________. Estudos de Folclore e Música Popular Urbana. Org. Samuel Araújo. Belo Horizonte/Rio de Janeiro, Editora da UFMG/Petrobrás Cultural, 2007.

GUSMÃO, Pablo da Silva. O Tempo e a Dinâmica no Primeiro Movimento da Sonatina No 2 para Piano de César Guerra-Peixe: um Estudo Pré-Interpretativo. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

HABERMAS, Jurgen. The Structural Transformation of the Public Sphere. Trad. Thomas Burger e Frederick Lawrence. Cambridge, MA, The MIT Press, 1989.

KATER, Carlos. Música Viva e H. J. Koellreutter; Movimentos em Direção à Modernidade. São Paulo, Musa, 2001.

KIEFER, Bruno. Música e Dança Popular; Sua Influência na Música Erudita. Porto Alegre, Movimento, 1983.

NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. São Paulo, Ricordi, 1981.

LACERDA, Bruno Renato. Arranjos de Guerra-Peixe para a Orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Estadual Paulista, 2009.

LEME, Beatriz Campello Paes. Guerra-Peixe e as 14 Canções do Guia Prático de Villa-Lobos: Reflexões Acerca da Prática da Transcrição. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2000.

LIMA, Cecília Nazaré. A Fase Dodecafônica de Guerra Peixe; à Luz das Impressões do Compositor. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Estadual de Campinas, 2002.

MALAMUT, Stael Viegas. A Flauta na Música de Câmara de Guerra Peixe. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 1999.

MARTINS, Willa Soanne. A Expressão da Identidade Musical Através do Canto nas Trovas Capixabas e Alagoanas, de César Guerra-Peixe. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

MIGUEL, Randolf Miguel. A Estilização do Folclore na Composição Musical de Guerra-Peixe. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2006.

MILANI, Margareth Maria. Prelúdios Tropicais de Guerra-Peixe: uma Análise Estrutural e sua Projeção na Concepção Interpretativa da Obra. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal da Bahia, 2008.

NETTL, Paul. “Notes on the History of Dance”, in The Musical Quarterly 15 (4), 1929, pp. 583-9.

NONNO, Joaquim Inácio de. Nacionalismo, Enculturação e Estética: uma Leitura dos Ciclos Drummondiana e Sumidouro de César Guerra-Peixe. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997.

PEREIRA, Leandro Ribeiro. Rádio Nacional do Rio de Janeiro: a Música Popular Brasileira e Seus Arranjadores (Década de 1930 à Década de 1960). Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

ROSA, Robervaldo Linhares. Obras Dodecafônicas para Piano de Compositores do Grupo Música Viva: H. J. Kollreutter, Cláudio Santoro, C. Guerra-Peixe e Edino Krieger – Uma Proposta Interpretativa. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2001.

SILVA, Luiz Eduardo de C. Domingues. A Análise das Técnicas Composicionais na Sonata N. 2 de Guerra-Peixe. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1993.

SOUZA, Ângelo Alexandre Dell’Orto de. Aspectos Interpretativos da Sonata N. 2 para Violino e Piano de Guerra-Peixe. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998.

VETROMILLA, Clayton Daunis. Obra para Violão de César Guerra-Peixe. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.

VIANA, Fábio Henrique. A “Comunicabilidade” nas Peças Dodecafônicas para Flauta e Piano de César Guerra-Peixe.

Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.

WISNIK, José Miguel. “Getúlio da Paixão Cearense – Villa Lobos e o Estado Novo”, in Enio Squeff e José Miguel Wisnik. O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira/Música. São Paulo, Brasiliense, 1982.

Downloads

Publicado

2010-11-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Movimentos musicais: Guerra-Peixe para ouvir, dançar e pensar . (2010). Revista USP, 87, 98-109. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i87p98-109