Jards Macalé: desafinando coros em tempos sombrios

Autores

  • José Roberto Zan Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes. Departamento de Música

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i87p156-171

Palavras-chave:

canção, censura, indústria cultural, contracultura

Resumo

Este artigo analisa a produção do compositor popular e intérprete Jards Macalé, no período compreendido entre 1969 e 1972. Reconhecido pela crítica por práticas criativas, ousadas e transgressoras, Macalé atuou junto aos tropicalistas e ganhou o rótulo de cancionista maldito, especialmente após sua participação, com a música "Gotham City", no IV Festival Internacional da Canção realizado pela TV Globo, em 1969. A produção de Macalé, durante esses anos, se deu num contexto marcado pelo enrijecimento do regime ditatorial militar no Brasil, culminando na forte repressão política; pela intensificação da censura sobre as produções artísticas e culturais; pelo rápido desenvolvimento e racionalização da indústria cultural; e pelo esgotamento das vanguardas artísticas. Pretende-se verificar até que ponto a obra de Macalé, concebida nesses anos, foi capaz de tensionar e até mesmo transgredir determinados padrões estéticos que se institucionalizavam no âmbito da música popular brasileira.

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Biografia do Autor

  • José Roberto Zan, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes. Departamento de Música

    é sociólogo, professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp e pesquisador de
    música popular.

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Publicado

2010-11-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Jards Macalé: desafinando coros em tempos sombrios . (2010). Revista USP, 87, 156-171. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i87p156-171