As fundações estaduais de amparo à pesquisa e o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i89p174-189Palavras-chave:
produção científica, ciência, tecnologia, educação, inovaçãoResumo
Este artigo apresenta o contexto científico nacional e internacional com foco na trajetória pavimentada ao longo dos anos no Brasil e na perspectiva que pode ser inferida a partir do histórico traçado. Demonstra-se que o país não pode mais depender apenas do sucesso alcançado nos últimos anos no indicador de produção científica indexada. Precisa, urgentemente e de forma ágil, mudar de patamar e se transformar numa potência científica e tecnológica mundial. Os casos de sucesso mais recentes são apresentados para demonstrar que é possível melhorar a competitividade nacional com base numa política séria e consistente de valorização do trinômio ciência, tecnologia e inovação como um dos pilares para garantir o desenvolvimento social e econômico sustentável do país. Essa política requer, entre outros elementos, a participação efetiva das fundações estaduais de amparo à pesquisa. O artigo apresenta recomendações que poderão, por um lado, indicar os gargalos a serem resolvidos e, por outro, ajudar a elaboração de uma política robusta e perene para o desenvolvimento nacional.
Downloads
Referências
ALMEIDA, N. N.; BORGES, M. N. “A Pós-graduação em Engenharia no Brasil: uma Perspectiva Histórica no Âmbito das Políticas Públicas”, in Ensaio – Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação Cesgranrio. Vol. 15, no 56, julho-setembro/2007, pp. 323-39.
BARRETO, F. C. S.; BORGES, M. N. “Novas Políticas de Apoio à Pós-graduação: o Caso Fapemig-Capes”, in Ensaio – Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação Cesgranrio. Vol.17, no 65, outubro-dezembro/2009, pp. 599-612.
BORGES, M. N.; VILELA, E. F. “Developing Strategies: Minas Gerais Science and Technology Parks”. Artigo aceito para publicação nos Anais do XXVII IASP World Conference on Science and Technology Parks. Daedok, Coreia do Sul, 2010.
CNI – Confederação Nacional da Indústria. “iNOVA Engenharia –Propostas para a Modernização da Educação em Engenharia no Brasil”. CNI/Sesi/Senai/IEL, Brasília, 2006.
CONFAP – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. Itens extraídos da proposta publicada nos Anais da 4a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – CNCTI, 2010.
MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia. “Programa Institutos Nacionais de C&T – INCT”. MCT-CNPq. Disponível em: http://www.cnpq.br/ editais/ct/2008/docs/015_anexo.pdf.PDP – Política de Desenvolvimento Produtivo. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, s. d. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/pdp/index.php/sitio/inicial.
WHITE, M. Rivalidades Produtivas – Disputas e Brigas que Impulsionaram a Ciência e a Tecnologia. Rio de Janeiro, Record, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |