Cartografias transatlânticas da música popular nas Américas

Autores

  • Marcos Napolitano Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i123p45-58

Palavras-chave:

música nas Américas: história, gêneros musicais: séculos XIX e XX, música popular: conexões atlânticas

Resumo

A música popular é frequentemente analisada a partir de “gêneros musicais” nacionais. Basta lembrarmos dos mais tradicionais gêneros musicais do continente americano, como o samba, o jazz, a rumba, bolero e tango, para que nossa memória cultural os relacione aos seus países de “origem”: Brasil, Estados Unidos, Cuba, México e Argentina, respectivamente. A historiografia da música, já há algum tempo, vem problematizando essa abordagem pautada pelo recorte nacional. Nessa linha, propomos uma cartografia centrada nas trocas musicais entrecruzadas entre Europa, Américas e África.

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Publicado

2019-12-16

Edição

Seção

dossiê histórias culturais transatlânticas

Como Citar

NAPOLITANO, Marcos. Cartografias transatlânticas da música popular nas Américas. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 123, p. 45–58, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i123p45-58. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/165110.. Acesso em: 11 out. 2024.