Peter Schlemihl: pacto fáustico em séries culturais

Autores

  • Adriano Carvalho Araujo e Sousa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i126p59-70

Palavras-chave:

Jerusa Pires Ferreira, Tradução cultural, Fausto, Schlemihl, Animação, Arquétipo literário

Resumo

A partir do conto A história maravilhosa de Peter Schlemihl, de Adelbert von Chamisso, o autor analisa a animação L’Homme sans ombre, de Georges Schwizgebel, e seu processo de tradução de uma linguagem a outra. A perda da sombra figura como imagem arquetípica do pacto fáustico, que leva o animador a problematizar as cores em diálogo com a pintura.

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Biografia do Autor

  • Adriano Carvalho Araujo e Sousa, Universidade Federal de São Carlos

    É pós-doutorando em Estudos de Literatura pela Ufscar e autor de Poética de Júlio Bressane: cinema(s) da transcriação (Fapesp/Educ).

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L’Homme sans ombre, Georges Schwizgebel, 2004.

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Publicado

2020-10-22

Edição

Seção

Dossiê semiótica e cultura

Como Citar

SOUSA, Adriano Carvalho Araujo e. Peter Schlemihl: pacto fáustico em séries culturais. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 126, p. 59–70, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i126p59-70. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/176368.. Acesso em: 16 abr. 2024.