Annie Ernaux e a educação: ficção, autobiografia e compreensão sociológica

Autores

  • Denice Barbara Catani Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i137p15-30

Palavras-chave:

Literatura, Educação, Annie Ernaux, Pierre Bourdieu, Autobiografia

Resumo

Mediante a leitura de dois livros de Annie Ernaux, o texto discute problemas relativos à natureza do conhecimento do social presente na literatura. Reflete sobre os saberes da literatura e da autobiografia e sobre partilhas possíveis entre a educação, a literatura e as ciências humanas. Nessas obras, a autora retoma histórias de sua formação: aprendizado formal e informal e suas vicissitudes na escola e na família. A progressiva distância que se impõe entre ela e seus familiares, conforme avança sua educação formal e se afasta da condição de origem. A reconstrução do tempo vivido questiona as relações entre o individual e o coletivo e promove reflexões sobre sentimentos, emoções, trabalho, projetos de vida. As obras circulam impregnadas por interpretações e rememorações que se produzem nos cruzamentos entre sociologia e literatura, ancorando-se no pensamento de Pierre Bourdieu.

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Biografia do Autor

  • Denice Barbara Catani, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Dossiê Vida escolar

Como Citar

CATANI, Denice Barbara. Annie Ernaux e a educação: ficção, autobiografia e compreensão sociológica. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 137, p. 15–30, 2023. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i137p15-30. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/214185.. Acesso em: 8 out. 2024.