A PROPÓSITO D'O BRASIL DOS VIAJANTES
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i30p6-19Resumo
A PROPÓSITO D'O BRASIL DOS VIAJANTES.
Downloads
Referências
BELLUZZO, Ana Maria de M. O Brasil dos Viajantes. São Paulo, Edição Metalivros/Fundação Odebrecht, l994 , 3 vol.
———. O Brasil dos Viajantes. São Paulo, Museu de Arte de São Paulo, 20 de out. a 18 de dez. de 1994, Metalivros/Fundação Odebrecht (Catálogo de Exposição).
CALVINO, Italo. “As Odisséias na Odisséia”, in: Nilson Moulin (trad.), Por que Ler os Clássicos. São Paulo, Companhia das Letras, 1993.
DENIS, Ferdinand. Une Fête Brésilienne Celebrée a Rouen en 1550 Suivie d´un Fragment du XVIème Rouland sur la Theogonie des Anciens Peuples du Brésil et des Poesies en Langue Tupique de Christovan Valente. Paris, Techner, 1850.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. Lisboa, Portugalia, 1968.
HOLLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do Paraíso. Motivos Edênicos no Descobrimento e Colonização do Brasil. 3a ed. São Paulo, Companhia Editora Nacional/Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia, 1977.
HUMBOLDT, Alexander von. Essai sur la géographie des plantes, accompagné d’un tableau physique des régions équinoxiales. Paris, Chez Levrault, Schoell et Compagnie, XIII-1805.
———. Kosmos. Entwurf einer Physischen Weltbeschreibung. Stuttgart/Tübingen, J.G. Cotta’scher Verlag, 1845-58 (ed. francesa Cosmos: Essai d’une Description Physique du Monde. Trad. H. Faye. Paris, Gide et J. Baudry, 1855-59).
LENOBLE, Robert. Esquisse d’une Histoire de l’Isée de Nature. Paris, Albin Michel, 1969.
LINNÉ, Carl von. Systema Naturae, 1758.
MARTINS, Luiz Renato (trad., introd.). Américo Vespúcio. Novo Mundo. Cartas de Viagens e Descobertas. Porto Alegre/São Paulo, L&PM, 1984 (Col. Visão do Paraíso, no 2).
MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles/Rio de Janeiro, Ucla Latin American Publications/Livraria Kosmos Editora, 1983.
PANOFSKY, Erwin. Estudos de Iconologia. Temas Humanísticos na Arte do Renascimento. Lisboa, Estampa, 1982.
PORFÍRIO, José Luiz. A Pintura no Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa, Inapa, 1992.
WHITEHEAD, P. J. P. e BOESEMAN, M. Um Retrato do Brasil Holandês do Século XVII. Animais, Plantas e Gente pelos Artistas de Johan Maurits de Nassau. Rio de Janeiro, Kosmos, 1989.
CAMARA, Manoel de Arruda. Centúrias dos Novos Gêneros de Plantas Pernambucanas. Rio de Janeiro, 1873 (Flora Pernambucana).
FERREIRA, Alexandre Rodrigues. Viagem Filosófica às Capitanias do Grão Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá. São Paulo, Brunner, 1970.
———. Plantas da Expedição do Pará Copiadas no Real Jardim Botânico, s.d.
MARTIUS, Karl Friedrich Philip von. Atlas zur Reise von Brasilien von Dr. v. Spix und Dr. v. Martius. München, M. Lindauer (Bei den Verfasser).
PARKINSON, Sydney. 294 original water-colour drawings and pencil sketches of animals made during cook’s first voyage (1768/1771), by Sidney Parkinson and (170 of fish and 4 of molusca) by A. Buchan.
RAMUSIO, Giovanni Battista. Delle Navigationi et Viaggi raccolto gia da M. Gio Battista Ramvsio, in tre volumi divise... Venetia, Stamperia de Giunti, 1556-63, 3 vols.
VELOSO, José Mariano da Conceição. Flora Fluminensis Icones Nunc Primo Editur Vol I Edidit Frater Antonius Da Arrabida Biblioth. Imp. in Urb. Rio Janeiro Profectus Caes. Maj. Bras. Poenitentiarius Episc. titul. Eclemosynarii Imp. Coadjutor Studior. q. Principum & Imp. Stirpe Moderator. Paris, ex off. Lithog., Senefelder, 1827.
VESPUCCI, Amerigo. Mundus Novus de Natura & Moribus & Ceteris id Generis Gentis que in Nouo Mudo Opera & Impensis Serenissimi Portugallie Regis Super Idibus Annis Inuento... Augsburgo, 1504.
———. Lettera de Amerigo Vespucci delle Isole Nuouamente Trouate in Quattro Suoi Viaggi. Florença, s.c.p., 1505.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |