BIOGRAFIA E VISÕES ESPECULARES: BORGES E DANTE
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i48p120-133Resumo
BIOGRAFIA E VISÕES ESPECULARES: BORGES E DANTE.
Downloads
Referências
ALAZRAKI, Jaime. Jorge Luis Borges. Madrid, Taurus, 1976.
ARRIGUCCI JR., Davi. “Da Fama e da Infâmia (Borges no Contexto Literário Latino-americano)”, in Enigma e Comentário. São Paulo, Companhia das Letras, 1987, pp. 193-226.
BALDERSTON, Daniel. Out of Context. Durham/Londres, Duke UP, 1993.
________. “The ‘Fecal Dialectic’: Homosexual Panic and the Origin of Writing in Borges’”, in Emile L. Bergmann e Paul Julian Smith (eds.), Entiendes?: Queer Readings, Hispanic Writings. Durham/London, Duke UP, 1995.
BLOOM, Harold. The Western Canon. Nova York/San Diego/Londres, Harcourt Brace & Company, 1994.
BORGES, Jorge Luis. Obras Completas (OC, I). Buenos Aires, Emece Editores, 1974.
________. Obras Completas (1975-1985) (OC, II). Buenos Aires, Emece Editores, 1989.
________. Six Problems for Don Isidro Parodi. Trad. de Norman Thomas di Giovanni. New York, 1972.
________. The Aleph and Other Stories. Londres, Jonathan Cape Ltd., 1971.
________. Other Inquisitions 1937-1952. Trad. de Ruth L. C. Simms. Austin, Texas, University of Texas Press, 1964.
________. Textos Cautivos. Ed. de Enrique Sacerio-Gari e Emir Rodríguez Monegal. Barcelona, Tusquets, 1986.
________. El Tamaño de mi Esperanza. Buenos Aires, Seix Barra/Biblioteca Breve, 1994.
________. Borges, Oral. Barcelona, Bruguera, 1980.
________. Borges a Reader. Ed. de Emir Rodríguez Monegal e Alastair Reid. Nova York, E. P. Dutton, 1981.
________. Borges el Memorioso. Interview with Antonio Carrizo. Mexico, Fondo de Cultura Económica, 1983.
________. “Beatrice’s Last Smile”, in Dispositio 18, 45, 1993, pp. 23-5. Trad. por Virginia Múzquiz.
________. Borges in Revista Multicolor. Ed. de Irma Zangara. Buenos Aires, Atlántida, 1995.
CANTO, Estela. Borges a Contraluz. Madrid, Espasa Calpe, 1989.
HORACE. Satires, Epistles, Ars Poetica. Trad. de H. Rushton Fairclough. The Loeb Classical Library. Cambridge, Mass./Londres, Harvard UP/William Heinemann Ltd., 1966.
HUTCHEON, Linda. A Theory of Parody. Nova York/Londres, Methuen, 1985.
LIDA DE MALKIEL, Maria Rosa. Juan de Mena: Poeta del Prerrenacimiento Español. México, El Colegio de México, 1984.
MAISTRE, Xavier de. Le Voyage Autour de ma Chambre. Ed. de J. Squair e J. MacGillivray. Toronto, The W. J. Gage Company, 1894.
MENA, Juan de. Laberinto de Fortuna. Ed. de John G. Cummins. Madrid, Cátedra, 1990.
MENOCAL, María Rosa. Writing in Dante’s Cult of Truth. Durham/Londres, Duke UP, 1991.
MOREIRAS, Alberto. “Borges y Estela Canto: la Sombra de una Dedicatoria’’, in Journal of Interdisciplinary Literary Studies 5, 1, 1993, pp. 31-46.
MOLLOY, Sylvia. At Face Value: Autobiographical Writing in Spanish America. Cambridge, Cambridge UP, 1991.
________. Signs of Borges. Trad. e adaptação de Oscar Montero em colaboração com a autora. Durham/Londres, Duke UP, 1994.
PAZ, Octavio. “El Desconocido de Si Mismo (Fernando Pessoa)”, in Cuadrivio. México, Joaquín Mortiz, 1976, pp. 131-63.
RODRÍGUEZ MONEGAL, Emir. Jorge Luis Borges: a Literary Biography. E.P. Dutton, Nova York, 1978.
________. Borges por Él Mismo. Caracas, Monte Ávila, 1991.
________. Borges: una Biografía Literaria. Trad. de Homero Alsina Thevenet. México, Fondo de Cultura Económica, 1987.
ROJAS, Santiago. “El Desdoblamiento Creador-personaje en Borges: Usos y Efectos de Creación”, in Confluencia 11, 1995, pp. 75-88.
STEFANINI, Ruggero. “Dante in Borges: L’Aleph, Beatnz, e Il Sud.”, in Italica 57, 1980, pp. 53-65.
THIEM, Jon. “Borges, Dante, and the Poetics of Total Vision”, in Comparative Literature 40, 2, 1988, pp. 97-121.
VICO, Giambattista. The New Science. Ed. de Thomas Goddard e Max Harold Fisch. Ithaca/Londres, Cornell UP, 1984.
WHITE, Hayden. Tropics of Discourse: Essays in Cultural Criticism. Baltimore/Londres, The Johns Hopkins UP, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |