SANTO ANTÔNIO NA AMÉRICA PORTUGUESA: RELIGIOSIDADE E POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i57p28-37Downloads
Referências
BASTIDE, Roger. As Religiões Africanas no Brasil. 2a ed. São Paulo, Pioneira, 1985.
BOXER, Charles. Os Holandeses no Brasil (1624-1654). São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1961.
________. A Igreja e a Expansão Ibérica. Lisboa, Edições 70, 1981.
CANDIDO, Antonio. “Letras e Idéias no Brasil Colonial”, in S. B. de Holanda (org.), História Geral da Civilização Brasileira. 4a
ed. São Paulo, Difel, 1977, vol. 2, pp. 91-105.
HERMANN, Jacqueline. No Reino do Desejado: a Construção do Sebastianismo em Portugal (sécs. XVI-XVII).São Paulo, Companhia das Letras, 1998.
JADIN, Louis. “Le Congo et la Secte des Antoniens. Restauration du Royaume sous Pedro IV et la Saint Antoine Congolaise”, in Bulletin de l’Institut Historique Belge-Rome, 1961.
MATTOS, Armando. Santo Antônio de Lisboa na Tradição Popular. Porto, Livraria Civilização, 1937.
MELLO, Evaldo C. de. Rubro Veio: o Imaginário da Restauração Pernambucana. 2a ed. Rio de Janeiro, Topbooks, 1997.
MOTT, Luiz. “Santo Antônio, o Divino Capitão-do-mato”, in J. Reis e F. Gomes (orgs.), Liberdade por um Fio. São Paulo, Companhia das Letras, 1997, pp. 110-38.
PACHECO, Maria Cândida da C. R. M. Santo Antônio de Lisboa: a Águia e a Treva. Lisboa, Imprensa Nacional, 1986.
SOARES, J. C. de Macedo. Santo Antônio na História Militar do Brasil. Rio de Janeiro, José Olympio. 1942.
VAINFAS, Ronaldo. A Heresia dos Índios: Catolicismo e Rebeldia no Brasil Colonial.São Paulo, Companhia das Letras, 1995.
VIEIRA, Antônio, SJ. Santo Antônio, Luz do Mundo (nove sermões). Organização, introdução e notas de frei Clarêncio Neotti, OFM. Petrópolis, Vozes, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |