ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, CLIVAGEM DE CLASSE E DECLÍNIO DA GRANDE IMPRENSA

Autores

  • FERNANDO ANTÔNIO AZEVEDO Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i90p84-101

Palavras-chave:

eleições, campanha, mídia, comunicação política.

Resumo

O artigo faz um balanço das eleições presidenciais de 2006 e 2010 tendo como foco analítico três dimensões: as estratégias de campanha, a cobertura da grande imprensa escrita e o comportamento do eleitor. A partir dessas dimensões, discute os resultados eleitorais, a agenda-setting do processo eleitoral e a influência da mídia para argumentar que, nesses dois pleitos: 1) houve um descolamento entre a agenda política da classe AB e a chamada “nova classe média” e os “pobres”; 2) o voto foi predominantemente “governista”, estruturado por uma clivagem de classe e orientado pelo voto pragmático e retrospectivo; e, finalmente, 3) que a influência da grande imprensa escrita ficou restrita às classes AB, que constituem seu público leitor por excelência e as principais parcelas do eleitorado oposicionista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • FERNANDO ANTÔNIO AZEVEDO, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

    Professor associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

ABRÚCIO, F.; LOUREIRO, M. R. O Estado numa Era de Reformas: os Anos FHC – Parte 1. Brasília, MP/Seges, 2002.

ALDÉ, A.; MENDES, G.; FIGUEIREDO, M. “Imprensa e Eleições Presidenciais: Natureza e Consequências da Cobertura das Eleições de 2002 e 2006”, in Venício A. de Lima (org.). A Mídia nas Eleições de 2006. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2007, pp. 65-87.

ALMEIDA FILHO, N.; SOUZA, L. R. “A Busca pela Estabilidade Econômica e seus Efeitos sobre o Projeto Fome Zero no Brasil” (paper), in XLIV Congresso da Sober. Fortaleza, 2006.

ALMEIDA, J. “Evolução de Imagem do Governo Lula e Comportamento Eleitoral em 2006”, in Política & Sociedade, no 10, abril de 2007, pp. 117-52.

AZEVEDO, F. A. “O PT, a Imprensa e as Coberturas das Eleições Presidenciais (1989-2006)”, in Vitor Amorim de Angelo e Marco Antonio Villa (orgs.). O Partido dos Trabalhadores e a Política Brasileira (1980-2006). São Carlos, Edufscar, 2009.

CARREIRÃO, Y. “A Eleição Presidencial Brasileira de 2006: uma Análise Preliminar”, in Política & Sociedade, no 10, abril de 2007, pp. 91-116.

COIMBRA, M. “A Mídia Teve Algum Papel Durante o Processo Eleitoral de 2006?”, in Venício A. de Lima (org.). A Mídia nas Eleições de 2006. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2007.

DOWNS, A. An Economic Theory of Democracy. Nova York, Harper and Row, 1957.

FIGUEIREDO, M.; ALDÉ, A.; DIAS, H.; JORGE, V. L. Estratégia de Persuasão em Eleições Majoritárias: uma Proposta Metodológica para o Estudo da Propaganda Eleitoral. Rio de Janeiro, Iuperj, 1998.

FIGUEIREDO, M. “Intenção de Voto e Propaganda Política: Efeitos da Propaganda Eleitoral”, in Logos 27, Mídia e Democracia, Ano 14, 2o semestre/2007, pp. 9-20.

FIORINA, M. P. Retrospective Voting in American National Elections. New Haven, Yale University Press, 1981.

HOLBROOK, T. M. Do Campaigns Matter?. London, Sage Publications, 1966.

KEY, V. O. The Responsible Electorate: Rationality in Presidential Voting, Cambridge, Harvard University Press, 1967.

LAVAREDA, A. Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais. Rio de Janeiro, Objetiva, 2009.

LEWIS-BECK, S. Economics and Elections. Ann Arbor, University of Michigan Press, 1988.

MANCINI, P. “Mass Media Fragmentation: The End of Liberal Journalism?”, 2011 (http://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/about/news/item/article/ media-fragmentation-the-end-of-lib.html).

MANIN, B. “As Metamorfoses do Governo Representativo”, in Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 29, out./1995, pp. 5-34.

McCOMBS, M. A Teoria da Agenda – A Mídia e a Opinião Pública. Petrópolis, Vozes, 2009.

METTENHEIM, K. “A Presidência e a Separação de Poderes no Brasil – 1999-2002 (2003)”, in Tempo Social, pp. 237-68.

MUNDIM, P. S. “A Cobertura da Imprensa e o Realinhamento Eleitoral de 2006”, in IV Congresso Latino-Americano de Opinião Pública da Wapor. Belo Horizonte, 2011 (paper).

NERI, M. C. A Nova Classe Média: o Lado Brilhante dos Pobres. Rio de Janeiro, FGV/Ibre, 2010.

RAE, D.; TAYLOR, M. The Analysis of Political Cleavages. New Haven, Yale University Press, 1970.

SARTORI, G. Partidos e Sistemas Partidários. Rio de Janeiro/Brasília, Zahar/Editora Universidade de Brasília, 1983.

ZUCCO JR., C. “Um Voto Pragmático”, in O Globo, 7/11/2006, p. 7.

Downloads

Publicado

2011-08-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

AZEVEDO, FERNANDO ANTÔNIO. ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, CLIVAGEM DE CLASSE E DECLÍNIO DA GRANDE IMPRENSA. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 90, p. 84–101, 2011. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i90p84-101. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/34809.. Acesso em: 18 abr. 2024.