As construções mitológicas e arquetípicas em publicidades de bebidas alcoólicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i96p69-78Palavras-chave:
mitologia, arquétipos, mídia, publicidade, campanhas de prevenção.Resumo
Este artigo pretende analisar a apropriaçãoque a publicidade faz na contemporaneidade das narrativas mitológicas através de estudo de caso das campanhas Johnnie Walker, em que é possível percebe ro quanto elas trabalham os elementos arquetípicos e antropomórficos.A publicidade atual tem usado bastante esse recurso, tornando-se muito mais conceitual e impactante.Downloads
Referências
BUONFIGLIO, Mônica. Orixás, Anjos da Natureza: um Estudo sobre os Deuses do Candomblé. São Paulo, Mônica Buonfiglio, 2004.
CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo, Palas Athena, 1990.
GONDIM, Airton Barbosa. Seu Guia no Candomblé. Salvador, AB Gondim, 2003.
JOHNNIE WALKER. 2012. Disponível em: http://www.johnniewalker.com/es-es/AgeGateway.aspx. Campanha The Android. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=D57NTsAfhCY.
OLIVEIRA, Bosco; OLIVEIRA, Ingrid C. Mitologia e Vivências Humanas. Rio de Janeiro, Wak, 2009.
SCHOPENHAUER, Arthur. “Parerga e Paralipomena”, in Schopenhauer. São Paulo, Nova Cultural (Os Pensadores), 1988.
SCOTT, Ridley. Blade Runner: o Caçador de Androides. Filme (ficção científica). EUA, Warner Bros, 1982.
THWAITEST, Peter; e GAMA, Alexandre. Keep Walking, Brazil/O Gigante Não Está mais Adormecido. Brasil/Estados Unidos/Inglaterra. Produção: Zohar/Gorgeous. Agências: Neogama/BBH, 2011. Disponível em: http://quasepublicitarios.wordpress.com/2011/10/13/keep-walking-brazil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |