As construções mitológicas e arquetípicas em publicidades de bebidas alcoólicas

Autores

  • Ricardo Alexino Ferreira Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i96p69-78

Palavras-chave:

mitologia, arquétipos, mídia, publicidade, campanhas de prevenção.

Resumo

Este artigo pretende analisar a apropriaçãoque a publicidade faz na contemporaneidade das narrativas mitológicas através de estudo de caso das campanhas Johnnie Walker, em que é possível percebe ro quanto elas trabalham os elementos arquetípicos e antropomórficos.A publicidade atual tem usado bastante esse recurso, tornando-se muito mais conceitual e impactante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Alexino Ferreira, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

    Professor livre-docente da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. 

Referências

BUONFIGLIO, Mônica. Orixás, Anjos da Natureza: um Estudo sobre os Deuses do Candomblé. São Paulo, Mônica Buonfiglio, 2004.

CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo, Palas Athena, 1990.

GONDIM, Airton Barbosa. Seu Guia no Candomblé. Salvador, AB Gondim, 2003.

JOHNNIE WALKER. 2012. Disponível em: http://www.johnniewalker.com/es-es/AgeGateway.aspx. Campanha The Android. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=D57NTsAfhCY.

OLIVEIRA, Bosco; OLIVEIRA, Ingrid C. Mitologia e Vivências Humanas. Rio de Janeiro, Wak, 2009.

SCHOPENHAUER, Arthur. “Parerga e Paralipomena”, in Schopenhauer. São Paulo, Nova Cultural (Os Pensadores), 1988.

SCOTT, Ridley. Blade Runner: o Caçador de Androides. Filme (ficção científica). EUA, Warner Bros, 1982.

THWAITEST, Peter; e GAMA, Alexandre. Keep Walking, Brazil/O Gigante Não Está mais Adormecido. Brasil/Estados Unidos/Inglaterra. Produção: Zohar/Gorgeous. Agências: Neogama/BBH, 2011. Disponível em: http://quasepublicitarios.wordpress.com/2011/10/13/keep-walking-brazil.

Downloads

Publicado

2013-02-28

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

As construções mitológicas e arquetípicas em publicidades de bebidas alcoólicas. (2013). Revista USP, 96, 69-78. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i96p69-78