Sobre a educação básica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p9-20Palavras-chave:
educação, ensino básico, desenvolvimento, modernidade, medidas emergenciaisResumo
Analisamos a extensão e a gravidade da crise de pertinência e de qualidade que avassala na atualidade a educação brasileira em todos os graus de escolaridade, com ênfase no ensino básico, por ser ele estruturante na formação das novas gerações e obrigatório por lei a todos os brasileiros, da pré-escola ao ensino médio. Buscamos discutir as facetas mais destacadas da crise e encerramos com recomendações sobre possíveis ações de emergência que os governos poderiam implementar, no curto e no médio prazo, a fim de modificar para melhor esse quadro inaceitável de resultados obtidos pelos alunos de todos os níveis e modalidades de educação no Brasil, evitando-se perder tempo com novas reformas radicais, que, como demonstra a história, custam a ser aprovadas pelo Congresso Nacional e pouco chegam à sala de aula das escolas.
Downloads
Referências
CANIVEZ, Patrice. Educar o Cidadão?. Campinas, Papirus, 1991.
DEMO, Pedro. Educação e Qualidade. Campinas, Papirus, 1994.
GUSDORF, Georges. Professores para Quê?. Lisboa, Morais, 1963.
HUBERMAN, A. M. Como se Realizam as Mudanças em Educação. São Paulo, Cultrix, 1973.
KENDEL, T. I. Uma Nova Era em Educação. Rio de Janeiro, Fundo de Cultura, 1960.
MEC – Ministério da Educação. Ensino de Humanidades. MEC/Ed. Cortez, 1991.
. Diretrizes Curriculares Nacionais (Educação Básica). Brasília, MEC/CNE, 2001.
. Anuário Brasileiro de Educação Básica. MEC/Moderna, 2012.
MOYSES, Lúcia. Os Desafios do Saber Ensinar. Campinas, Papirus, 1995.
PAIVA, Vanilda et alii. Ensino Médio: Desafios e Reflexões. Campinas, Papirus, 1994.
PARKYN, George W. O Ensino de 2o Grau. MEC/Unesco, s.d.
PELUSO, Luiz A. O Projeto de Modernidade no Brasil. Campinas, Papirus, 1994.
PEREIRA DE SOUZA, Paulo Nathanael. Desafios Educacionais Brasileiros. São Paulo, Pioneira, 1974.
. Educação, Escola e Trabalho. São Paulo, Pioneira/Thomson, 1986.
. Educação: uma Visão Crítica. São Paulo, Pioneira/Thomson, 1989.
. Caminhos e Descaminhos da Educação Brasileira. São Paulo, Integrare, 2001.
. Educação e Saber. São Paulo, CIEE, 2004.
. Educação e Desenvolvimento do Brasil. São Paulo, Integrare, 2009.
PEREIRA DE SOUZA, Paulo Nathanael; BRITO, Euclides. Como Entender e Aplicar a Nova LDB (1996). São Paulo, Pioneira/Thomson, 1997.
PEREIRA DE SOUZA, Paulo Nathanael; NISKIER, Arnaldo. Educação Estágio e Trabalho. São Paulo, Integrare, 2006.
PICKERING, George. O Desafio à Educação. Rio de Janeiro, Zahar, 1972.
SOUZA, Solange Jobim e. Infância e Linguagem – Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas, Papirus, 1996.
TEIXEIRA, Anísio. “A Crise Educacional Brasileira”, in Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, vol. 19, no 50, Inep, 1953.
VARELA, J. Pedro. La Educación Del Pueblo. Corporación Gráfica Montevideo, 1870.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |