O engenheiro de 2020 – Uma inovação possível

Autores

  • José Roberto Cardoso Universidade de São Paulo. Escola Politécnica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p97-108

Palavras-chave:

educação em engenharia, inovação, avaliação, desafios da engenharia

Resumo

Este artigo apresenta os desafios das escolas de engenharia, que devem ser superados ao final desta década. O elevado índice de evasão e as altas taxas de reprovação em disciplinas são únicos no ensino superior, de modo que algo precisa ser feito, pois a engenharia, eleita como a profissão do terceiro milênio, por ser aquela que mais agrega qualidade de vida ao ser humano, carece de um cuidado especial em face de sua importância para o país. Nesse sentido, sugerem-se investimentos em uma nova linha de pesquisa, a educação em engenharia, para dar suporte a essas ações e são apresentados modelos alternativos para tornar o curso de engenharia mais atraente. A criação de um espaço lúdico, que alie a engenharia às artes e ao design, talvez seja a ação mais efetiva para a integração das engenharias às outras profissões, sendo esta a solução para acelerar o desabrochar do processo criativo e inovador do jovem estudante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Roberto Cardoso, Universidade de São Paulo. Escola Politécnica

    Diretor da Escola Politécnica da USP e autor de Engenharia Eletromagnética (Campus).

Referências

AL MEIDA FILHO, Naomar de; COUTINHO, Denise. “Nova Arquitetura Curricular na Universidade Brasileira”, in Ciência e Cultura, vol. 63, no 1, São Paulo, janeiro/2011. Disponível em: cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252011000100002&script=sci_arttext

BAIN, K. What the Best College Teachers Do. Harvard University Press, 2004.

BOWEN, W. G. Higher Education in the Digital. Ithaka, Age, Princeton University Press, 2013.

GA RRISON, D. Randy; VAUGHAN, Norman D. Blended Learning in Higher Education: Framework, Principles, and Guidelines. San Francisco, Jossey-Bass, 2008.

GI NSBERG, B. The Fall of the Faculty: the Rise of the All-administrative University and Why It Matters. New York, Oxford University Press, 2011.

NAE – National Academy of Engineering. Educating the Engineer of 2020. Adapting Engineering Education to the New Century. N. W., National Academy Press, 2005.

PE REIRA, E. M. A. “Educação Geral na Universidade de Harvard: a Atual Reforma Curricular”, in Ensino Superior Unicamp. Campinas, Unicamp, 2010.

SELINGO, J. J. College (Un) Bound: The Future of Higher Education and What It Means for Students. Boston, New Harvest, 2013.

THOMAS, D.; BROWN, J. S. A New Culture of Learning: Cultivate the Imagination for a World of Constant Change.E-book.

THORP, H.; GOLDSTEIN, B. Engines of Innovation: the Entrepreneurial University in the TwentyFirst Century. Chapel Hill, The University of North Carolina Press, 2010.

Downloads

Publicado

2014-02-18

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

CARDOSO, José Roberto. O engenheiro de 2020 – Uma inovação possível. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 100, p. 97–108, 2014. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i100p97-108. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76172.. Acesso em: 22 jul. 2024.