Conversão neoclássica e legado modernista nos Sonetos Brancos, de Murilo Mendes

Autores

  • Vagner Camilo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p134-149

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vagner Camilo, Universidade de São Paulo

    Professor de Literatura Brasileira da USP e autor de Drummond: da Rosa do Povo à Rosa das Trevas (Ateliê Editoral).

Referências

ARRIGUCCI JR., Davi. O Cacto e as Ruínas. São Paulo, Duas Cidades, 1997.

CAMILO, Vagner. Drummond: da Rosa do Povo à Rosa das Trevas. 2a ed. Cotia, Ateliê, 2005.

GAY, Peter. A Paixão Terna – a Experiência Burguesa: da Rainha Vitória a Freud. Trad. Sergio Flaksman. São Paulo, Companhia das Letras, 1990.

KING, Russell S. “The Poet as Clown: Variations on a Theme in Nineteenth-century French Poetry”, in Orbis Litterarum – International review of Literary Studies, v. 33, issue 3, pp. 238-52. Published Online, 1 Jun 2007.

LOPES, Telê Ancona. “Arlequim e Modernidade”, in Mariodeandradiando. São Paulo, Hucitec, 1996, pp. 17-35.

MCGINN, Bernard. “Apocalipse (ou Revelação)”, in Robert Alter; Frank Kermode (orgs.). Guia Literário da Bíblia. Trad. Raul Fiker. São Paulo, Fundação Editora da Unesp, 1997.

MENDES, Murilo. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1995.

MERQUIOR, José Guilherme. “‘À Beira do Antiuniverso Debruçado’, ou Introdução Livre à Poesia de Murilo Mendes”, in O Fantasma Romântico e Outros Ensaios. Petrópolis, Vozes,1980.

. “O Modernismo e Três dos seus Poetas”, in Crítica 1964-1989. Ensaios sobre Arte e Literatura. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1989.

PICCHIO, Luciana Stegagno. "Notas e Variantes", in Murilo Mendes. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1995.

PRAZ, Mario. A Carne, a Morte e o Diabo na Literatura Romântica. Trad. Philadelpho Menezes. Campinas, Ed. Unicamp, 1996.

SILVER, Kenneth E. Vers le Retour à l’Ordre. L’avant-garde Parisienne et la Première Guerre Mondiale, 1914-1925. Paris, Flammarion, 1991.

STAROBINSKI, Jean. Portrait de L’artiste en Saltimbanque. Paris, Gallimard, 2004.

Downloads

Publicado

2014-02-18

Edição

Seção

Textos

Como Citar

CAMILO, Vagner. Conversão neoclássica e legado modernista nos Sonetos Brancos, de Murilo Mendes. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 100, p. 134–149, 2014. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i100p134-149. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76175.. Acesso em: 21 jul. 2024.