O ijexá no Brasil: rítmica dos deuses nos terreiros, nas ruas e palcos da música popular

Autores

  • Alberto T. Ikeda Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes. Unesp. Instituto de Artes.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i111p21-36

Palavras-chave:

ijexá, afoxé, MPB, ritmos do candomblé, gêneros da música popular brasileira

Resumo

O ensaio trata do processo de incorporação do ritmo denominado ijexá, originário das práticas religiosas do candomblé, como gênero da música popular no Brasil. O enfoque se dá na perspectiva histórica e etnográfica, trazendo algumas reflexões sobre a dinâmica das transculturações cultural-musicais que envolvem as comunidades de afrodescendentes na sociedade brasileira, apontando algumas possibilidades de interpretação do fenômeno. 

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Biografia do Autor

  • Alberto T. Ikeda, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes. Unesp. Instituto de Artes.

    é professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP e professor aposentado do Instituto de Artes da Unesp

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Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Dossiê música popular brasileira na usp

Como Citar

O ijexá no Brasil: rítmica dos deuses nos terreiros, nas ruas e palcos da música popular. (2016). Revista USP, 111, 21-36. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i111p21-36