A presença dos EUA na obra infantil de Monteiro Lobato

Autores

  • J. Roberto Whitaker Penteado Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i112p11-18

Palavras-chave:

Estados Unidos da América, literatura infantil, identidade nacional, análise literária

Resumo

Monteiro Lobato (1882-1948), além de ter sido contemporâneo de um período de predomínio econômico e político dos EUA em todo o planeta, também sempre manifestou interesse e preocupação com a questão da identidade brasileira e do relativo “atraso” do país em relação ao seu poderoso vizinho. Sua visão talvez se tenha acirrado em função do período que passou naquele país, entre 1926 e 1930, como adido comercial consular. Da análise feita especificamente sobre sua produção infantil transparece a inegável admiração do autor pelas evidentes conquistas materiais, a operosidade ianque e, com frequência, pelo destaque que tinha, na época, a sua produção cinematográfica. Ocorrem, também, a crítica e a ironia. No cômputo geral, o conjunto de todas as menções “americanistas” encontrase balanceado – e até ofuscado – pela verdadeira universalidade do mundo infantil lobatiano, nas quase 5 mil páginas que lhe dedicou o escritor. 

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Biografia do Autor

  • J. Roberto Whitaker Penteado, Sem registro de afiliação

    Foi um dos criadores da Escola Superior de Propaganda e Marketing

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Publicado

2017-04-07

Edição

Seção

Dossiê americanistas

Como Citar

A presença dos EUA na obra infantil de Monteiro Lobato. (2017). Revista USP, 112, 11-18. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i112p11-18