Educação comunitária como prática de etnomusicologia aplicada: reflexões sobre uma experiência no Recôncavo baiano

Autores

  • Francisca Marques Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i78p130-138

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisca Marques, Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual

    é bolsista do CNPq, doutoranda em Antropologia Social pela USP e coordenadora do Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA/Recôncavo) em Cachoeira, Recôncavo da Bahia.

Referências

ARAÚJO, Samuel. “A Violência como Conceito na Pesquisa Musical; Reflexões sobre uma Experiência Dialógica na Maré, Rio de Janeiro”, in Revista Transcultural de Música Transcultural Music Review, 10, 2006.

CAMBRIA, Vincenzo. “Etnomusicologia Aplicada e ‘Pesquisa Ação Participativa’. Reflexões Teóricas Iniciais para uma Experiência de Pesquisa Comunitária o Rio de Janeiro”, in Anais do V Congresso Latino-americano da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, 2004. Disponível em: www.unirio.br/mpb/iaspmla2004/Anais2004/VincenzoCambria.pdf

CLIFFORD, James. A Experiência Etnográfica: Antropologia e Literatura no Século XX. Rio de Janeiro, UFRJ, 1998.

FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia: o Cotidiano do Professor. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986.

____________. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1998.

____________. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação. Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. São Paulo, Cortez e Moraez, 1979.

____________. Ação Cultural para a Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2001.

MARQUES, Francisca & VEIGA, Mariana. Being Young Digital Creators: a Practical Booklet for Educators. Complementary Guide to the YDC Educators’s Kit. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco), First Edition, CLT/CEI/2008/PI/44, 2008.

MARQUES, Francisca. Samba de Roda em Cachoeira, Bahia: uma Abordagem Etnomusicológica. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação, Escola de Música, UFRJ, 2003.

_____________. “Ethnomusicological Research and Communitarian Demands; an Experience in Cachoeira, Bahia”. Abstracts ICTM 36th World Conference. Rio de Janeiro, Brazil, july 4-11, 2001. p. 65.

_____________. “Educação Comunitária e Etnomusicologia: a Colaboração Participativa e o Desenvolvimento Docente do Pesquisador Através do Trabalho de Campo”, in Anais do III Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ, 20/03/2002, p. 219.

TYGEL, Julia. Etnomusicologia Aplicada: uma Reflexão Crítica sobre as Metodologias de Dois Projetos de Pesquisa e Ação. Instituto de Artes, Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp, 2006.

Downloads

Publicado

2008-08-01

Como Citar

MARQUES, Francisca. Educação comunitária como prática de etnomusicologia aplicada: reflexões sobre uma experiência no Recôncavo baiano . Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 78, p. 130–138, 2008. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i78p130-138. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13684.. Acesso em: 24 abr. 2024.