Tom & Rosa

Autores

  • Heloisa Maria Murgel Starling Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i87p110-123

Palavras-chave:

modernidade, modernização, memória, cidadania, desterro

Resumo

Este artigo tem três objetivos. Em primeiro lugar, busca analisar o papel decisivo desempenhado pela canção popular na composição do projeto literário de Guimarães Rosa. Em segundo lugar, pretende apontar, ao menos em parte, algumas das razões que ajudam a entender a afinidade do compositor popular brasileiro com a obra de Guimarães Rosa. Em especial, o artigo procura compreender o impacto que a leitura da obra de Guimarães Rosa imprimiu na sonoridade elegante e sofisticada das composições de Tom Jobim - sobretudo, nos dois discos autorais produzidos na primeira metade da década de 1970, Matita Perê (1973) e Urubu (1975). Por último, este artigo arrisca uma hipótese: a existência de uma longa e venerável trama de vínculos entre a literatura e a canção popular brasileiras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Heloisa Maria Murgel Starling, Universidade Federal de Minas Gerais

    é professora de História das Ideias na Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisadora do CNPq e da Fapemig e autora de, entre outros, Uma Pátria Paratodos: Chico Buarque e as Raízes do Brasil (Língua Geral).

Referências

ANDRADE, Mário de. “Padre José Maurício”, in Música, Doce Música. São Paulo, Martins, 1963.

ARAÚJO, Cícero. “República e Democracia”, in Lua Nova 51, 2000.

ARENDT, Hannah. La Tradition Cachée; le Juif Comme Paria. Paris, Christian Bourgois Editeur, 1987.

ARRIGUCCI, Davi. “O Mundo Misturado; Romance e Experiência em Guimarães Rosa”, in Novos Estudos Cebrap, 40, nov. 1994.

BENJAMIN, Walter. “La Tarea del tradutor”, in Angelus Novus. Barcelona, Edhasa, 1971.

________. “O Narrador. Considerações sobre a Obra de Nikolai Leskov”, in Obras Escolhidas. São Paulo, Brasiliense, 1987.

CABRAL, Sérgio. Antônio Carlos Jobim: uma Biografia. Rio de Janeiro, Lumiar, 1997.

CALOZ-TSCHOPP, M. C. Hannah Arendt, les Sans-État et le “Droit d’Avoir des Droits”, Paris, L’Harmattan, 1998, v. 1.

CAMUS, A. Essays. Paris, Gallimard, 1965.

CHAVES, Celso Loureiro. “Matita Perê”, in Arthur Nestrovski (org.). Lendo Música: 10 Ensaios sobre 10 Canções. São Paulo, Publifolha, 2007.

COMPAGNON, Antoine. O Trabalho da Citação. Belo Horizonte, Editora UFMG, 1998.

COSTA, Cláudio Manuel da. “Epístola I. Alcino a Fileno”, in Domicio Proença Filho (org.). A Poesia dos Inconfidentes. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1996, p. 245.

DIAS, Carlos Ernest. Antônio Carlos Jobim: Imagens e Relações em Matita-Perê e Águas de Março. Dissertação de mestrado. Universidade Federal Fluminense, 2004.

FINAZZI-AGRÒ, Ettore. “A Força e o Abandono: Violência e Marginalidade na Obra de Guimarães Rosa”, in Um Lugar do Tamanho do Mundo: Tempos e Espaços de Ficção em João Guimarães Rosa.

Belo Horizonte, Editora UFMG, 2001.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Capítulos de Literatura Colonial. São Paulo, Brasiliense, 1991.

JOBIM, Paulo et al. Cancioneiro Jobim. Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2000.

LORENZ, G. “Diálogo com Guimarães Rosa”, in E. Coutinho (org.). Guimarães Rosa. Rio de Janeiro/Brasília, Civilização Brasileira/INL, 1983.

MACHADO, Cacá. Tom Jobim. São Paulo, Publifolha, 2008.

MAMMÌ, Lorenzo. “Canção do Exílio”, in Nestrovski. Três Canções de Tom Jobim. São Paulo, Cosac & Naif, 2004.

MARTINS, M. & ABRANTES, P. R. (orgs.). 3 Antônios 1 Jobim: Histórias de uma Geração. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 1993.

MATOS, Olgaria C. F. “Walter Benjamin; Anamorfoses da Citação e da História”, in Leitura, 18, 4 2000.

MENESES, Adélia B. de. “As Canções de Exílio”, in Bosi et al. O Poema: Leitores e Leituras. São Paulo, Ateliê Editorial, 2001.

NESTROVSKI, Arthur (org.). Três Canções de Tom Jobim. São Paulo, Cosac & Naify, 2004.

NESTROVSKI, Arthur. “O Samba Mais Bonito do Mundo”, in Três Canções de Tom Jobim. São Paulo, Cosac & Naif, 2004.

PONDÉ, Glória (org.). Brasil em Cantos e Versos: Natureza. São Paulo, Melhoramentos, 1992.

REINALDO, Gabriela. “Uma Cantiga de Se Fechar os Olhos”. Mito e Música em Guimarães Rosa. São Paulo, Annablume/Fapesp, 2005.

ROSA, João Guimarães. “O Recado do Morro”, in Corpo de Baile. Rio de Janeiro, José Olympio, 1960.

________. “Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha”, in Primeiras Estórias. Rio de Janeiro, José Olympio, 1968.

________. “O Burrinho Pedrês”, in Sagarana. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.

________. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986.

________. Correspondência com Seu Tradutor Italiano Edoardo Bizzarri. Belo Horizonte/Rio de Janeiro, Editora UFMG/Nova Fronteira, 2003.

SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: Transformações do Samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro, Zahar, Editora UFRJ, 2001.

TATIT, Luiz. O Cancionista: Composição de Canções no Brasil. São Paulo, Edusp, 1995.

WISNIK, José Miguel. “O Minuto e o Milênio ou, por Favor, Professor, uma Década de Cada Vez”, in Sem Receita: Ensaios e Canções.

________. “Recado da Viagem”, in Scripta, vol. 2, n. 3, 1998, pp. 160-170.

________. O Som e o Sentido: Uma Outra História das Músicas. São Paulo, Companhia das Letras, 2001.

Downloads

Publicado

2010-11-01

Edição

Seção

Dossiê