O humor na publicidade e suas relações com o jornalismo impresso

Autores

  • Talvani Lange Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i88p88-99

Palavras-chave:

humor, publicidade, jornalismo impresso, discurso

Resumo

Baseado em pesquisa bibliográfico-documental e entrevista, este texto apresenta uma reflexão teórica e aplicada sobre as relações do humor na publicidade com o jornalismo impresso. A intertextualidade é fator preponderante da análise nessa relação. Para tanto, uma publicidade impressa na revista Veja de fevereiro de 1994 é tomada como um exemplo para os desdobramentos neste artigo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Talvani Lange, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    é doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Referências

BAKHTIN, M. Rabelais and his World. Trad. Hélène Iswolsky. Indiana University press, Bloomington, 1984.

________. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o Contexto de Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo/Brasília, Hucitec/Universidade de Brasília. 1999.

________. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo, Hucitec, 1999.

________. O Freudismo. Trad. P. Bezerra. São Paulo, Perspectiva, 2001.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. São Paulo, Ática, 2000.

DA MATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis. Rio de Janeiro, Zahar, 1983.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro, Contraponto, 1997.

FREUD, Sigmund. “Os Chistes e sua Relação com o Inconsciente”, in Obras Psicológicas Completas. Vol. VIII. Rio de Janeiro, Imago, 1977.

MACEDO, José Rivair. Riso, Cultura e Sociedade na Idade Média. Porto Alegre, Ed. UFRGS, 2000.

MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro, Zahar, 1981.

________. Cultura e Psicanálise. Trad. Wolfgang Leo Maar et al. São Paulo, Paz e Terra, 2001.

SEBE, José Carlos. Carnaval, Carnavais. São Paulo, Ática, 1986.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 7a ed. Lisboa, Presença, 2002.

Downloads

Publicado

2011-02-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

LANGE, Talvani. O humor na publicidade e suas relações com o jornalismo impresso . Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 88, p. 88–99, 2011. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i88p88-99. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13854.. Acesso em: 20 abr. 2024.