MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E ELEIÇÕES NO BRASIL: A INFLUÊNCIA SIMPLES À INTERAÇÃO COMPLEXA

Autores

  • LUIS FELIPE MIGUEL Universidade de Brasília.
  • FLÁVIA BIROLI Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i90p74-83

Palavras-chave:

mídia, eleições, preferências políticas.

Resumo

O artigo analisa as relações entre os meios de comunicação e a política no Brasil contemporâneo, discutindo a interação complexa entre fluxos diversos de comunicação na formação das preferências políticas em geral e, em particular, das escolhas eleitorais. A mídia de grande público se mantém em posição de centralidade nas disputas pela construção simbólica do mundo social. É preciso, no entanto, considerar sua interação com pelo menos quatro instâncias: a comunicação governamental, a mídia local, as novas mídias e as formas de ativação de redes tradicionais. Nenhuma delas atua isoladamente em relação às demais. Além disso, diferentes segmentos de público estão mais expostos e são potencialmente ativados com maior sucesso por uma ou outra dessas instâncias.

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Biografia do Autor

  • LUIS FELIPE MIGUEL, Universidade de Brasília.
    Professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília.
  • FLÁVIA BIROLI, Universidade de Brasília.
    Professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília.

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Publicado

2011-08-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

MIGUEL, LUIS FELIPE; BIROLI, FLÁVIA. MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E ELEIÇÕES NO BRASIL: A INFLUÊNCIA SIMPLES À INTERAÇÃO COMPLEXA. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 90, p. 74–83, 2011. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i90p74-83. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/34013.. Acesso em: 19 abr. 2024.