Ma – a estética do “entre”

Autores

  • Michiko Okano Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p150-164

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michiko Okano, Universidade Federal de São Paulo

    Professora da Universidade Federal de São Paulo e autora de [MA]: Entre-Espaço da Arte e Comunicação no Japão (Annablume).

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Projeto e Destino. Trad. Marcos Bagno. São Paulo, Ática, 2004.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 13a ed. São Paulo, Brasiliense, 2011.

BERQUE, Augustin. Kûkan no nihon bunka. Trad. Makoto Miyahara. 4a ed. Tóquio, Chikuma Shôbô, 2001. (Tradução de: Vivre l’Espace au Japon, 1982.)

BHABHA, K. Homi. O Local da Cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. 5a

ed. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2010.

CHENG, François. Vacío y Plenitud: El Lenguaje de la Pintura China. Trad. Amélia Hernández e Juan Luis Delmont. 5a ed. Madrid, Siruela, 2012. (Tradução de: Vide et Plein. Le Language Pictural Chinois, 1971, 1991.)

FERRARA, Lucrecia D’Alessio (org.). Espaços Comunicantes. São Paulo, Annablume, 2007.

IKEDA, Riyoko. Orufeusu no mado (Das Fenteer Von Orpheus – Janela de Orfeus). Tokyo, Shûeisha, 1997.

ISOZAKI, Arata. Mitate no shuhô (A Técnica do Mitate). Tokyo, Kajima Shuppansha, 1990.

KEN’MOCHI, Takehiko. Ma no nihon bunka (A Cultura Japonesa do Ma). Tóquio, Chôbunsha, 1992.

KOJIRO, Yuichiro. Ma, nihon kenchiku no ishô (Ma, o Desenho da Arquitetura Japonesa). 2a ed. Tóquio, Kajima Shuppansha, 2001.

MA: nijûnengo no kikanten: catálogo (Exposição O Retorno do Ma, Após 20 Anos). Tóquio, Tokyo Geijutsu Daigaku, Daigaku Bijutsukan Kyôryokukai, 2000. Exposição realizada entre 3/out./2000-26/nov./2000, Tokyo Geijutsu Daigaku, Daigaku Bijutsukan.

MATSUBA, Kazukiyo. Ando: Ando Tadao, kenchikuka no hassô to shigoto (Ando: Ando Tadao, a Criatividade e o Trabalho de um Arquiteto). 5a ed. Tóquio, Kodansha International, 2000.

MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario T. “Hibridismo e Tradução Cultural em Bhabha”, in Benjamin Abdala Junior (org.). Margens da Cultura: Mestiçagem, Hibridismo & Outras Misturas. São Paulo, Boitempo, 2004.

OKANO, Michiko. Ma: Entre-Espaço da Arte e Comunicação no Japão. São Paulo, Annablume, 2012.

OUSAKA, Mieko. Eien no Nohara (O Campo Eterno). Tóquio, Shûeisha, 2001.

PEIRCE, Charles S. Collected Papers of Charles S. Peirce. C. Hartshorne; P. Weiss (eds.), v. 1-6; W. Burks (ed.), v. 7-8. Cambridge, Harvard University Press, 1931-58.

PILGRIM, Richard B. “Ma: a Cultural Paradigm”, in Chanoyu Quarterly, v. 46, pp. 32-53, 1986.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo, Edusp, 2002.

. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4a ed. São Paulo, Edusp, 2004.

UNDERWOOD, David. Oscar Niemeyer e o Modernismo das Formas Livres no Brasil. Trad. Betina Bischof. São Paulo, Cosac Naify, 2003.

ZAINO, Hiroshi. Kaiwai: nihon no toshin kûkan (Kaiwai: o Espaço Urbano Japonês). 6a ed. Tóquio, Kajima Shuppansha, 1993.

Downloads

Publicado

2014-02-18

Edição

Seção

Textos

Como Citar

OKANO, Michiko. Ma – a estética do “entre”. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 100, p. 150–164, 2014. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i100p150-164. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76178.. Acesso em: 24 abr. 2024.