Governança ambiental urbana em face das mudanças climáticas

Autores

  • Pedro Roberto Jacobi Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Samia Nascimento Sulaiman Universidade de São Paulo. Laboratório de Práticas e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i109p133-142

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Roberto Jacobi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
    é professor titular da Faculdade de Educação e do Instituto de Energia e Ambiente da USP
  • Samia Nascimento Sulaiman, Universidade de São Paulo. Laboratório de Práticas e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade
    é doutora em Educação e pesquisadora do Laboratório de Práticas e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade – Lappes-USP

Referências

ADGER, N. W.; NEIL, W. “Social Capital, Collective Action, and Adaptation to Climate Change”, in Economic Geography, 79(4), 2003, pp. 387-404.

BONDUKI, N. “O Modelo de Desenvolvimento Urbano de São Paulo Precisa Ser Revertido”, in Estudos Avançados, v. 25, n. 71, 2011, pp. 23-36.

CEPED-UFSC – Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres/Universidade Federal de Santa Catarina. Capacitação Básica em Defesa Civil: Livro Texto para Educação a Distância. 5. ed. Florianópolis, Ceped-UFSC, 2014.

EAKIN, H.; PERALES, H. et al. “Between Rigidity and Lock-in traps: Adaptability and the Future of Maize in Mexico”, in Resilience. Tempe AZ, 2011.

HOWES, M. Politics and the Environment – Risk and the Role of Government and Industry. London, Earthscan, 2005.

IRWIN, A. Sociology and the Environment. London, Polity Press, 2001.

KEEN, M.; BROWN, V. A.; DYBALL, R. “Social Learning: a New Approach to Environmental Management”, in Social Learning in Environmental Management: Towards a Sustainable Future. London, Earthscan, 2005, pp. 3-21.

KILVINGTON, M. J. Building Capacity for Social Learning in Environmental Management. Tese de doutorado em Filosofia. Canterbury, Nova Zelândia, Lincoln University, 2010.

. Social Learning as a Framework for Building Capacity to Work, nov./2007.

LEFF, E. “Complexidade, Interdisciplinaridade e Saber Ambiental”, in Olhar de Professor, Ponta Grossa, 14(2), 2011, pp. 309-35.

LEMOS, M. C. “Drought, Governance and Adaptive Capacity in North East Brazil: a Case Study of Ceará”, in Fighting Climate Change: Human Solidarity in a Divided World, Human Development Report 2007/2008. Paper, United Nations Development Program, 2007.

LEMOS, M. C.; TOMPKINS, E. L. “Creating Less Disastrous Disasters”, in Ids Bulletin-Institute of Development Studies, 39(4), 2008, pp. 60-6.

LIDSTONE, J. “Disaster Education in the School Curriculum”, in J. Ingleton (ed.). Natural Disaster Management. Tudor Rose, Leicester, 1999, pp. 235-45.

LOCKWOOD, M. et al. “Measuring the Dimensions of Adaptive Capacity: a Psychometric Approach”, in Ecology and Society, 20(1), 2015, p. 37.

MARANDOLA JR., E. “Tangenciando a Vulnerabilidade”, in D. Hogan & E. Marandola Jr. População e Mudança Climática – Dimensões Humanas das Mudanças Ambientais Globais. Campinas, Unicamp/UNFPA/Nepo, 2009.

MARU, Y. T. et al. “A Synthesis of Current Approaches to Traps Is Useful but Needs Rethinking for Indigenous Disadvantage and Poverty Research”, in Ecology & Society, 17(2), 2012, p. 7.

MURTINHO, F. Adaptation to Environmental Change among Water User Associations in the Colombian Andes. PhD. Santa Barbara, University of California, 2011.

NAKANO, K. “A Produção Social da Vulnerabilidade Urbana”, in Le Monde Diplomatique Brasil, ed. 45, 2011. Disponível em: http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=907. Acesso em: 25 de setembro de 2012.

Downloads

Publicado

2016-11-22

Como Citar

JACOBI, Pedro Roberto; SULAIMAN, Samia Nascimento. Governança ambiental urbana em face das mudanças climáticas. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 109, p. 133–142, 2016. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i109p133-142. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/123149.. Acesso em: 16 abr. 2024.