Aquisição e avaliação 3D da escultura Formas Únicas da Continuidade no Espaço, de Umberto Boccioni

Autores

  • Ana Gonçalves Magalhães Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea
  • Marcelo Knörich Zuffo Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i110p86-103

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Gonçalves Magalhães, Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea
    é professora livre-docente da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do MAC-USP
  • Marcelo Knörich Zuffo, Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos
    é professor titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP

Referências

ALLEY, Ronald (org.). Catalogue of the Tate Gallery’s Collection of Modern Art. Londres, The Tate Gallery, 1981.

ARGAN, Giulio Carlo. Umberto Boccioni. Roma, De Luca, 1953.

BENZI, Fabio. “Luisa Casati ed il Futurismo: Una Musa per la Modernità”, in Gioia Mori (org.). La Divina Marchesa: Arte e Vita di Luisa Casati dalla Belle Époque Agli Anni Folli (cat. exp.). Milan, Il Sole 24 Ore, 2014, pp. 95-123.

BIROLLI, Zeno; PUGLIESE, Marina. “I Gessi di Boccioni e le Successive Traduzioni in Bronzo”, in Walter Pedullà (org.). Il Futurismo nelle Avanguardie. Atti del Convegno Internazionale di Milano. Roma, Ponte Sistole, 2010, pp. 417-39.

BOCCIONI, Umberto. Pittura Scultura Futuriste: Dinamismo Plastico: con 51 Riproduzioni Quadri Sculture di Boccioni – Carrà – Russolo – Balla – Severini – Soffici. Milão, Edizioni Futuristi di Poesia, 1914.

. Futurist Painting Sculpture (Plastic Dynamism). Apresentação Maria Elena Versari e tradução Richard Shane Agin e Maria Elena Versari. Los Angeles, Getty Research Institute, 2016.

CAGOL, Stefano Collicelli. Venezia e la Vitalità del Contemporaneo. Paolo Marinotti a Palazzo Grassi (1959-1967). Pádua, Il Poligrafo, 2008.

FREDERICKSEN, Rune; MARCHAND, Eckhart (orgs.). Plaster Casts: Making, Collecting and Displaying from Classical Antiquity to the Present. Berlin/New York, Walter de Gruyter, 2010.

GAMBILLO, Maria Drudi; FIORI, Teresa (orgs.). Archivi del Futurismo. 2 vols. Roma, De Luca Editore, 1958.

GINEX, Giovanna. “L’Artista Narciso: Boccioni, Picasso e la Fotografia”, in L’Uomo Nero. Materiali per la Storia delle Arti della Modernità. Milão, Università degli Studi di Milano, 2004, pp. 79-99.

. “Boccioni e la Fotografia”, in Laura Mattioli Rossi (org.). Boccioni, Pittore Scultore Futurista (cat. exp.). Milão, Palazzo Reale/Skira, 2006, pp. 137-55.

GOLDING, John. Boccioni’s Unique Forms of Continuity in Space (The Charlton Lectures on Art delivered in the University of Newcastle upon Tyne). The University of Newcastle upon Tyne, 1972.

HULTEN, Pontus (org.). Futurismo & Futurism (exh. cat.). Exhibition held at Palazzo Grassi, Venice, May, 1986. Milan, Bompiani, 1986.

LEPORE, Mario, “XXV Biennale di Venezia. Futurismo all’Ordine del Giorno”, in La Sera. Milão, 27/07/1950.

LONGHI, Roberto. Scultura Futurista Boccioni. Florença, Libreria La Voce, 1914.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves (org.). Boletim do Seminário Internacional de Conservação de Escultura Moderna. São Paulo, MAC-USP, 2012. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/publicacoes/boletins/escultura/index.html.

MCKEVER, Rosalind. “Benedetta Marinetti and the Postwar Market for Umberto Boccioni Sculptures’, in Getty Research Journal, n. 9 (no prelo).

MARINETTI, F. T. (org.). Umberto Boccioni. Opera Completa. Foligno, Franco Campitelli, 1927.

. (org.). Grande Esposizione Boccioni, Pittore e Scultore Futurista (cat. exp.). Galleria Centrale d’Arte, Via Manzoni, 1 (Palazzo Cova), 28/12/1916 to 14/1/1917.

MATTIOLI ROSSI, Laura (org.). Boccioni, Pittore Scultore Futurista (cat. exp.). Milão, Palazzo Reale/Skira, 2006.

.“Due Ritratti Antigraziosi”, in L’Uomo Nero. Materiali per la Storia delle Arti della Modernità. Università degli Studi di Milano, 2004, pp. 69-78.

ROSSI, Francesca (org.). Umberto Boccioni (1882-1916). Genio e Memoria (cat. exp.). Milão, Palazzo Reale/Skira, 2016.

SANSONE, Luigi (org.). Umberto Boccioni: La Rivoluzione della Scultura. Cinisello Balsamo, Silvana Editoriale, 2006.

SARFATTI, Margherita. “Umberto Boccioni”, in Rassegna d’Arte, anno IV, 1917, pp. 41-50.

SCHEIWILLER, Giovanni (org.). Art Italien Moderne. Paris, Editions Bonaparte, 1930.

VERSARI, Maria Elena. "'Impressionism Solidified' - Umberto Boccioni's Works in Plaster and the Definition of Modernity in Sculpture", in Rune Fredericksen; Eckhart Marchand (orgs.). Plaster Casts. Making, Collecting and Dispplaying, from Classical Antiquity to the Present. Berlim/Nova York, Walter de Gruyter, 2010.

. “Recasting the Past: On the Posthumous Fortune of Futurist Sculpture”, in Sculpture Journal, 23, 3, 2014, pp. 349-68.

ZERVOS, Christian. Histoire de l’art contemporain. Paris, Editions Cahiers d’Art, 1938.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

MAGALHÃES, Ana Gonçalves; ZUFFO, Marcelo Knörich. Aquisição e avaliação 3D da escultura Formas Únicas da Continuidade no Espaço, de Umberto Boccioni. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 110, p. 86–103, 2017. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i110p86-103. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/125326.. Acesso em: 19 abr. 2024.