Do sarau ao comício: inovação musical no Brasil (1959-63)

Autores

  • Marcos Napolitano Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i41p168-187

Resumo

nulo

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Napolitano, Universidade Federal do Paraná

    Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná e autor de O Regime Militar Brasileiro (Atual) e O Saber Histórico em Sala de Aula (Contexto).

Referências

BARCELOS, J. (org.). CPC da UNE: uma História de Paixão e Consciência. Rio de Janeiro, MINC, 1994.

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico.Rio de Janeiro, Difel, 1990.

CASTRO, Ruy. Chega de Saudade. A História e as Histórias da Bossa Nova. São Paulo, Companhia das Letras, 1990.

FLICHY, Patrice. Les Industries de l’Imaginaire. Pour une Analyse Économique des Médias. Grenoble, PUG, 1991.

GALVÃO, Walnice. “MMPB: uma Análise Ideológica”, in Sacos de Gatos: Ensaios Críticos. São Paulo, Duas Cidades, Aparte, no 2, maio-junho/1968.

GOMES, Paulo Emilio Salles. Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

HOLLANDA, Heloisa B. Impressões de Viagem: CPC, Vanguarda e Desbunde. São Paulo, Brasiliense, 1981.

MEDAGLIA, Julio. “O Balanço da Bossa Nova”, in A. Campos (org.). O Balanço da Bossa e Outras Bossas, 1966, pp. 67-124.

PAIANO, Enor. O Berimbau e o Som Universal. Lutas Culturais e Indústria Fonográfica nos Anos 60. Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, ECA/USP, São Paulo, 1994.

RICARDO, Sergio. Quem Quebrou Meu Violão: uma Análise da Cultura Brasileira nas Décadas de 40 a 90. Rio de Janeiro, Record, 1991.

TATIT, Luis. “Canção, Estúdio e Tensividade”, in Revista USP , no 4, dez./89-fev./90, pp. 43-5.

––––––––––. O Cancionista. A Composição de Canções no Brasil. São Paulo, Edusp, 1995.

TINHORÃO, José R. Música Popular: do Gramofone ao Rádio e TV. São Paulo, Ática, 1981.

––––––––––. Pequena História da Música Popular. São Paulo, Art Editora, 1991.

––––––––––. O Samba Agora Vai: a Farsa da Música Brasileira no Exterior. Rio de Janeiro, JCM Editores, 1969.

TREECE, David. “Guns and Roses: Bossa Nova and Brazil’s Music of Popular Protest, 1958-68”, in Popular Music, Cambridge Univ. Press, 16/1, 1997, pp. 1-29.

VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ/Jorge Zahar, 1994 .

Downloads

Publicado

1999-05-30

Edição

Seção

Textos

Como Citar

Do sarau ao comício: inovação musical no Brasil (1959-63). (1999). Revista USP, 41, 168-187. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i41p168-187