O USO DA INTERNET NAS CAMPANHAS ELEITORAIS: BALANÇO DO DEBATE E ALGUMAS EVIDÊNCIAS SOBRE O BRASIL

Autores

  • SÉRGIO BRAGA Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i90p58-73

Palavras-chave:

eleições, Internet, mídias sociais.

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão sobre o uso das novas tecnologias nas últimas eleições brasileiras a partir dos resultados de nossa pesquisa empírica sobre o emprego da Internet pelos 406 candidatos aos governos dos estados e ao Senado nas eleições de outubro de 2010. Os resultados apontam para um padrão de uso da web diferente do ocorrido nas eleições anteriores, com duas características básicas: 1) atenuação do digital divide entre os candidatos de diferentes regiões do país e tendência à “normalização” do uso da Internet entre os candidatos; 2) ampla difusão do uso das chamadas  “mídias sociais” pelos candidatos, com Twitter, Facebook e postagens de vídeos no YouTube substituindo mecanismos tradicionais de interação on-line, tais como blogs, fóruns e chats.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • SÉRGIO BRAGA, Universidade Federal do Paraná.
    Professor de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná.

Referências

AGGIO, Camilo. “Campanhas Online: o Percurso de Formação das Questões, Problemas e Configurações a partir da Literatura Produzida entre 1992 e 2009”, in Opin. Publica, v. 16, n. 2, Campinas, nov./2010 (disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762010000 200006&lng=en&nrm=isso; acesso em: 19/mar./2011).

ANDUIZA, Eva. “Internet, Campañas Electorares y Ciudadanos: El Estado de La Cuestión”, in Quaderns del CAC, 33, Bareclona, diciembre 2009, pp. 5-12 (disponível em: cac.cat/pdw_files/cma/recerca/quaderns_cac/Q33_Anduiza_ES.pdf).

BRAGA, S.; FRANÇA, A. S. T.; NICOLAS, M. A. “Mecanismos de Participação Política e Falas Cidadãs nos Websites dos Candidatos a Prefeito nas Eleições de Outubro/2008 nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil”, in III Congresso da Associação de Pesquisadores em Comunicação e Política. São Paulo. Anais da IIII Compolítica, 2009 (disponível em: http://www.pucsp.br/compolitica/internas/pdfs/braga_francanicolas.pdf).

BRAGA, Sérgio. “Podemos Ter um(a) Nov@ Obama? Perspectivas do Uso da Web no Próximo Pleito Eleitoral Brasileiro”, in Debate, v. 2, 2010, pp. 10-8 (disponível em: http://www.opiniaopublica.ufmg.br/emdebate/braga8.pdf).

BRANDÃO JR., F. A. F. Palanques Virtuais: a Campanha Presidencial pela Internet nas Eleições de 2006. Dissertação de mestrado. Brasília, Instituto de Ciência Política da UnB, 2008.

CHADWIK, A.; HOWARD, P. A Handbook of Internet and Politics. London, Routledge, 2008.

FERBER, P.; FOLTZ, F.; PUGLIESE, R. “Cyberdemocracy and Online Politics: a New Model of Interactivity”, in Bulletin of Science, Technology & Society, v. 27, n. 5, October/2007, pp. 391-400.

FISHKIN, J. S. “Possibilidades Democráticas Virtuais: Perspectivas da Democracia Via Internet”, in J. Eisenberg; M. Cepik (orgs). Internet e Política: Teoria e Prática da Democracia Eletrônica. Belo Horizonte, UFMG, 2001, pp. 17-45.

FRICK, M. “La Ciencia Política Electrónica. Introducción a un Nuevo Campo de Investigación”, in Revista Uruguaya de Ciencia Política, no 15, 2006, pp.175-84.

MARGOLIS, M.; RESNICK, D. Politics as Usual: The Cyberspace “Revolution”. Thousand Oaks, Sage, 2000.

NORRIS, P. Digital Divide: Civic Engagement, Information Poverty, and the Internet Worldwide. Cambridge, Cambridge University Pres, 2001.

TRIPPI, Joe. The Revolution Will Not Be Televised: Democracy, the Internet, and the Overthrow of Everything. New York, Regan Books, 2004.

VVAA. Internet y la Comunicación Electoral, no 33 del Quarderns Del CAC dedicado ao uso da Internet nas eleições. Barcelona, 2009 (disponível em: http://www.cac.cat/web/recerca/quaderns; acesso em: 23 de abril de 2010).

Downloads

Publicado

2011-08-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

BRAGA, SÉRGIO. O USO DA INTERNET NAS CAMPANHAS ELEITORAIS: BALANÇO DO DEBATE E ALGUMAS EVIDÊNCIAS SOBRE O BRASIL. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 90, p. 58–73, 2011. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i90p58-73. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/34012.. Acesso em: 18 abr. 2024.