Brecheret e a Semana

Autores

  • Daisy Peccinini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i94p39-48

Palavras-chave:

Victor Brecheret, grupo futurista de São Paulo, crítica italiana.

Resumo

O protagonismo do escultor Victor Brecheret na realização da Semana de 22 defi ne-se por sua contribuição como importante precursor do evento. Brecheret é o elemento polarizador do grupo dos futuristas de São Paulo desde sua descoberta por eles em janeiro de 1920. A análise de suas obras expostas na Semana mostra a excelente formação na Itália junto a Arturo Dazzi e a importante infl uência de Ivan Mestrovic. Os destaques da crítica italiana a suas esculturas, em mostras coletivas em 1916 e 1919, em Roma, comprovam as qualidades do jovem escultor, muito seguro e determinado em relação a sua arte, e são credenciais para que Brecheret seja uma bandeira de luta, um trunfo dos modernistas. Mesmo ausente do país, em Paris desde julho de 1921, o conjunto de suas esculturas ressoa no saguão do Teatro Municipal a marcante presença do escultor, que plasmava em greda e gesso os ideais dos modernistas de São Paulo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daisy Peccinini, Universidade de São Paulo

    Professora do Programa de Pós-graduação em Estética e História da Arte do MAC-USP.

Referências

ALMEIDA, Paulo Mendes de. De Anita ao Museu. São Paulo, Conselho Estadual de Cultura; Comissão de Literatura, Imesp, 1961.

ANDRADE, Mario de. “Victor Brecheret”, in Jornal dos Debates. São Paulo, 18/4/1921.

. Aspectos da Literatura Brasileira. São Paulo, Martins, s.d.

ANDRADE, Oswald de. “Em Prol de uma Pintura Nacional”, in O Pirralho, número 168, ano IV, São Paulo, 2/1/1915.

BRITO, Mario da Silva. História do Modernismo Brasileiro 1- Antecedentes da Semana de Arte Moderna. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1964.

CORRIERE D’ITALIA. “La Scultura”, in Corriere d’Italia. Roma, 23/3/1916.

DEL PICCHIA, Menotti. “Exposição de Maquete do Escultor Brecheret”, in Correio Paulistano, São Paulo, 28/7/1920.

. Brecheret e a Escola de Paris. São Paulo, Instituto Victor Brecheret/FM Ed., 2011.

DIÁRIO POPULAR. “Escultor Brasileiro”, in Diário Popular. São Paulo, 28/1/1919.

IL MESSAGERO. Roma, 21/2/1919.

L’ÉPOCA. “A. F. Note d’Arte. Stranieri ala Cassina del Pincio”, in L’Epoca. Roma. 21/2/1919.

LOBATO, Monteiro. “As Quatro Asneiras de Brecheret”, in Folha da Noite. São Paulo, 16/4/1921.

O ESTADO DE S. PAULO. “Escultor Paulista”, in O Estado de S. Paulo. São Paulo, 31/7/1916.

O ESTADO DE S. PAULO. “Arte e Artistas. Victor Brecheret”, in O Estado de São Paulo. São Paulo, 30/3/1919.

PECCININI, Daisy. Brecheret: a Linguagem das Formas. São Paulo, Instituto Victor Brecheret, 2004.

ROSSETTI, Marta Batista. Anita Malfatti no Tempo e no Espaço. São Paulo, IBM, 1985.

SEELINGER, Helios. “Arte Nova”, in Correio Paulistano, 29/7/1920.

.“Eva”, in Correio Paulistano. São Paulo, 15/4/1921.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar