Pensamento como margem, lacuna e falta: memória, trauma, luto e esquecimento

Autores

  • Paulo Endo Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i98p41-50

Palavras-chave:

memória social, luto, esquecimento, trauma

Resumo

Este artigo examina alguns conceitos fundamentais nos estudos sobre a memória social; destaca a importância de contextualizar o desenvolvimento desses conceitos tanto na produção intelectual sobre o tema quanto em seus usos no interior das chamadas “lutas pela memória”. O artigo privilegia a discussão das experiências-conceito de luto, trauma e esquecimento e propõe aos estudos sobre a memória que levem em conta a abundante produção de conceitos e tensões continuamente produzidos nesse campo.

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Biografia do Autor

  • Paulo Endo, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

    É psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP e da Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da FFLCH-USP.

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Publicado

2013-08-28

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

ENDO, Paulo. Pensamento como margem, lacuna e falta: memória, trauma, luto e esquecimento. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 98, p. 41–50, 2013. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i98p41-50. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/69224.. Acesso em: 17 abr. 2024.