A comunicação nas esferas, a experiência estética e a hipermídia

Autores

  • Sérgio Bairon Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i86p16-27

Palavras-chave:

hipermídia, comunicação nas esferas, comunicação e experiência estética

Resumo

O presente artigo analisa a relação entre a dimensão conceitual da comunicação nas esferas e a dimensão comunicativa da experiência estética em sua expressividade hipermidiática. A análise baseia-se em princípios hermenêutico-fenomenológicos e propõe uma leitura particular da dimensão técnica da hipermídia, como uma nova forma de manifestação da compreensão. A comunicação nas esferas é compreendida como a possibilidade do alcance do nível da reflexão analítica por parte da linguagem hipermidiática. O privilégio da pergunta à pergunta, à busca, ao estranhamento e à multiplicidade de respostas é uma das características dessa nova forma de compreensão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sérgio Bairon, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    é professor da ECA-USP e autor de, entre outros, Interdisciplinaridade. Educação, História da Cultura e Hipermídia (Futura).

Referências

AUERBACH, Eric. (1970) Introduction aux Etudes de Philologie Romane. Frankfurt, Vittorio Klostermann, 1970.

BAIRON, Sérgio; PETRY, Luis Carlos. Hipermídia, Psicanálise e História da Cultura. São Paulo/Caxias do Sul, Educs/Ed. Mackenzie, 2000.

BAIRON, Sérgio; RIBEIRO, José da Silva. Antropologia Visual e Hipermédia. Porto, Afrontamento, 2007.

BAIRON, Sérgio. Multimídia. São Paulo, Global, 1994.

________. Interdisciplinaridade. São Paulo, Futura, 2002.

________. Texturas Sonoras. São Paulo, Hacker, 2005.

BENJAMIN, Walter. Einbahnstrasse. Frankfurt, Suhrkamp, 1977.

BOLTER, Jay David. Writing Space: the Computer, Hypertext, and the History of Writing. Hillsdela, N. J. Lawrence Erlbaum, 1991.

BURDEA, Grigore; COIFFET, Philippe. Tecnologías de la Realidad Virtual. Barcelona, Paidós, 1996.

CALABRESE, E. La Era Neobarroca. Madrid, Cátedra, 1989.

DARLEY, Andrew. Visual Digital Culture. London, Routledge, 2002.

GADAMER, Hans Georg. Der Anfang des Wissens. Reclam, Ditzingen, 1999.

________. Estética y Hermenéutica. Madrid, Technos, 1991.

________. Wahrheit und Methode. Tübingen, J.C.B. Mohr. 2v, 1975-1988.

________. Die Atualität des Schöen: Kunst als Spiel, Symbol und Fest. Stuttgart, Philipp Reclam, 1977.

HANSEN, Mark. Embodying Technesis. Michigan, Michigan Press, 2000.

________. New Philosophy for New Media. Cambridge/London, MIT Press, 2004.

HEIDEGGER, Martin. Der Ursprung des Kunstwerkes. Vittorio Frankfurt, Klostermann GmbH, 1952.

________. Die Frage nach dem Ding. Zu Kants Lehre von den transzendentalen Grundsätzen. Tübingen, Niemeyer, 1985.

________. Sein und Zeit. Thomas Rentsch, Akademie-Verlag, 2001.

HEIM, Michael. Electric Language. New York, Oxford University Press, 1992.

________. Virtual Realism. New York, Oxford University Press, 1998.

LANDOW, George; DELANY, Paul. Hypermedia and Literary Studies. Cambridge/Londres, MIT Press, 1991.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999.

MACKAY, Hugh; O’SULLIVAN, Tim. The Media Reader: Continuity and Transformation. London, Sage, 1999.

MCLUHAN, Eric. Electric Language. New York, St. Martin’s Press, 1998.

HILLIS, Ken. Digital Sensations. Minneapolis, University of Minnesota Press, 1999.

MANDELBROT, Benoit. The Fractal Geometry of Nature. Nova York, W. H. Freeman and Company, 1977.

PEIRCE, Charles S. Semiótica. São Paulo, Perspectiva, 1987.

OLSON, David. O Mundo no Papel. São Paulo, Ática, 1998.

QUÉAU, Philippe. Lo Virtual – Virtudes e Vértigos. Barcelona, Paidós, 1996.

SLOTERDIJK, Peter. Sphären I – Blasen. Frankfurt am Main, Suhrkamp Verlag, 1998.

________. Sphären II – Globen. Frankfurt, Suhrkamp, 1999.

________. Sphären III – Schäume. Frankfurt, Suhrkamp, 2004.

THAMES; HUDSON. The Arcimboldo Effect. Milão, Fabbri/Bompiani/Sonzogno, 1987.

TURKLE, Sherry. Life on the Screen. New York, Touchstone, 1997.

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Lisboa, Calouste Gulbenkien, 1989.

________. O Caderno Azul. Lisboa, Edições 70, 1987.

________. O Livro Castanho. Lisboa, Edições 70, 1984.

Downloads

Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

BAIRON, Sérgio. A comunicação nas esferas, a experiência estética e a hipermídia . Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 86, p. 16–27, 2010. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i86p16-27. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13810.. Acesso em: 19 abr. 2024.