A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas

Autores

  • Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p33-46

Palavras-chave:

formação de professores, licenciatura, pedagogia, currículo, EAD

Resumo

Este artigo aborda, com fundamento em pesquisas, a questão da formação inicial de professores para a educação básica em cursos de graduação. São apresentados dados quantitativos sobre as características desses cursos no Brasil. Evidencia-se a pouca procura de algumas formações e a migração dessa formação para propostas EAD, sobretudo no setor privado, que é responsável pela maioria das matrículas nesses cursos. Discutem-se análises qualitativas dos currículos das licenciaturas, as quais mostram a fragmentação entre a formação em área de conhecimento e a formação em educação e práticas de ensino, estas oferecidas de modo insuficiente para formar professores. Abordam-se algumas iniciativas governamentais intervenientes no âmbito dos estágios curriculares. O panorama é preocupante dada a insuficiência da formação oferecida para subsidiar a atuação de um profissional docente na educação básica.

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Biografia do Autor

  • Bernardete A. Gatti, Fundação Carlos Chagas

    Diretora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas.

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Publicado

2014-02-18

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

GATTI, Bernardete A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 100, p. 33–46, 2014. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i100p33-46. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164.. Acesso em: 19 abr. 2024.