Proteção de minorias e inclusão social: a ressocialização dos apenados a partir do direito à educação no Conjunto Penal de Itabuna/BA

Autores

  • Fábio da Silva Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito. Grupo de Estudos sobre a Proteção Internacional de Minorias
  • Adriana Oliveira Lima Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito. Grupo de Estudos sobre a Proteção Internacional de Minorias

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v115p575-590

Palavras-chave:

Direito à educação, Conjunto Penal de Itabuna, Ressocialização

Resumo

A presente pesquisa é uma breve investigação sobre os principais desafios e perspectivas que emergem do processo de ressocialização por meio da educação formal dos detentos do Conjunto Penal de Itabuna-BA. Inicialmente apresenta-se um percurso teórico e histórico sobre o sistema prisional brasileiro e sua evolução D’Urso (1999), Greco (2016), Mirabete (2008), Zaffaroni e Pierangeli (2007), dentre outros. Em seguida, explana-se os contextos da educação prisional brasileira e os processos de ressocialização e suas implicações consubstanciando-se por meio do exemplo das experiências dos apenados discentes e seus docentes na referida Instituição Penal. Esta pesquisa é exploratória e de campo, realizada com os sujeitos que participam diretamente desse processo no qual a educação formal embasa os procedimentos para a efetividade da lei de execução penal e a remissão da pena. No tratamento da análise qualitativa sobre os dados coletados (interpretação dos questionários) foram averiguados alguns pontos que circundam a realidade da sala de aula no contexto da prisão, tais como, motivo de optar a voltar ao estudo, condições físicas e pedagógicas e demais aspectos da relação da aprendizagem; com relação à equipe docente que participou da pesquisa foram também inquiridos a respeito dessa dimensão. Sendo assim, percebeu-se a importância da garantia de acesso à educação formal por meio do trabalho responsável dos professores e o interesse dos discentes apenados e quão relevante é a observância dos aspectos estruturais e ideológicos que permeiam as dificuldades e desafios pelos quais passam os sujeitos envolvidos. Daí que urge a preocupação em efetivar práticas penais e ações do Estado e sociedade civil com fins a assegurar a promoção do direito à ressocialização e legitimar melhorias das condições de execução penal no Brasil com a finalidade de enfrentar a situação cada vez mais alarmante dos Conjuntos Penais brasileiros.

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Biografia do Autor

  • Fábio da Silva Santos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito. Grupo de Estudos sobre a Proteção Internacional de Minorias

    Doutorando em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador do Centro e Grupo de Pesquisa em Proteção Internacional de Minorias (CEPIM) – Faculdade de Direito – Universidade de São Paulo – USP. Mestrado e Doutorado pela Universidade Salvador (UNIFACS) e Bolsista CAPES. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Direito Público e em Docência do Ensino Superior. Membro do Grupo de Pesquisa em Análise Econômica do Direito (UFBA), Educação e Desenvolvimento e em Cidades, Urbanismo e Urbanidades. Pesquisador do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Violência e Minorias Invisíveis (UNIRUY). Professor (Cursos de Graduação e Pós-Graduação) de Direito, Metodologia Científica e Pesquisa Jurídica (Centro Universitário Ruy Barbosa – UNIRUY Wyden Educacional; Faculdade Nobre de Feira de Santana – FAN, Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF, Universidade Católica do Salvador – UCSAL).

  • Adriana Oliveira Lima, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito. Grupo de Estudos sobre a Proteção Internacional de Minorias

    Advogada. OAB/Bahia. Bacharela em Direito pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC. Licenciatura Plena em Ciências Habilitação Biologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Estudos sobre a Proteção Internacional de Minorias

Como Citar

Proteção de minorias e inclusão social: a ressocialização dos apenados a partir do direito à educação no Conjunto Penal de Itabuna/BA. (2020). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 115, 575-590. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v115p575-590