Área de concentração em Direitos Humanos da USP: inclusão e inovação

Autores

  • Fábio Konder Comparato Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito
  • Celso Lafer Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito
  • Enrique Ricardo Lewandowski Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito
  • Calixto Salomão Filho Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito
  • Alberto do Amaral Júnior Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito
  • Carlos Pagano Botana Portugal Gouvêa Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v116p39-49

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Konder Comparato, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Doutor honoris causa da Universidade de Coimbra, ex-presidente da Comissão de Justiça e Paz, fundador da Escola de Governo de São Paulo, doutor em Direito pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e ex-coordenador do conselho da área de Direitos Humanos.

Celso Lafer, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Professor emérito da Universidade de São Paulo, da Faculdade de Direito e do Instituto de Relações Internacionais da USP. Recebeu o título de doutor honoris causa de várias universidades estrangeiras. Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro das Relações Exteriores e ex-coordenador do conselho da área de Direitos Humanos.

Enrique Ricardo Lewandowski, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-coordenador do conselho da área de Direitos Humanos.

Calixto Salomão Filho, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Professor titular da Universidade de São Paulo, professor do Institut de Sciences Politiques, em Paris, e ex-coordenador do conselho da área de Direitos Humanos.

Alberto do Amaral Júnior, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, foi visiting scholar da Yale Law School, é atual diretor da Sociedade Latino-Americana de Direito Internacional e coordenador do conselho da área de Direitos Humanos.

Carlos Pagano Botana Portugal Gouvêa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Doutor em Direito pela Universidade de Harvard (S.J.D.) e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, ligado ao Departamento de Direito Comercial e à área de concentração de Direitos Humanos.

Referências

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. I Programa de Dotações para implementação de mestrado em direitos humanos no Brasil. Edital, 2003 (impresso).

LEÃO, Ingrid Viana; CARVALHO, Camila Magalhães. Análise do Currículo da área de concentração em direitos humanos: tensões e desafios da pós-graduação em Direito na USP, UFPA e UFPB. Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (Conpedi), 2014.

SANTOS, Jocélio Teles dos. Pós-graduação em Direito e as ações afirmativas no Brasil: uma experiência induzida. Revista Pós Ciências Sociais, São Luís, v. 7, n. 14, jul./dez. 2010.

UNBEHAUM, Sandra; LEÃO, Ingrid Viana; CARVALHO, Camila Magalhães. Programas e áreas de concentração em direitos humanos no Brasil: o desenho de uma possível interdisciplinaridade. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 2, n. 3, p. 35-53, jul./dez. 2014.

UNBEHAUM, Sandra; LEÃO, Ingrid Viana; FEITOSA, Victor. A pesquisa em Direitos Humanos: análise preliminar sobre temas de mestrado na UFPA, UFPB e USP. 7º Encontro Anual da ANDHEP: Direitos Humanos, Democracia e Diversidade, Curitiba, de 23 a 26 de maio de 2012.

VELASCO, Ignacio Maria Poveda. Mestrado em direitos humanos na USP: uma experiência pioneira. In: MARCÍLIO, Maria Luiza. (org.). Dez anos da Comissão de Direitos Humanos – Universidade de São Paulo. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007, v. 1, p. 171-175.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Comparato, F. K., Lafer, C., Lewandowski, E. R., Salomão Filho, C., Amaral Júnior, A. do, & Gouvêa, C. P. B. P. (2021). Área de concentração em Direitos Humanos da USP: inclusão e inovação. Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 116(1), 39-49. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v116p39-49

Edição

Seção

Os 50 anos do programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da USP