A história de todos nós: crimes que podem ser esquecidos: a escravidão: o livro gênesis

Autores

  • Antonio Augusto Machado de Campos Neto Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v116p19-38

Palavras-chave:

Gênesis, Escravatura negra, Escravatura indígena, Jinga, a Rainha, Zumbi, o eterno herói

Resumo

Reportando ao título em epígrafe, o propósito do artigo é a de demonstrar que crimes existem desde a Criação da Humanidade, haja vista narrativas bíblicas anotadas e impressas no Pentateuco da Torá sagrada hebraica. No primeiro Livro intitulado Gênesis, a história dos irmãos Caim e Abel; um deles, Abel, é assassinado pelo outro, descontrolado, por inveja. Com toda orientação de Deus a seu favor, Noé, após o Dilúvio, se descontrola na bebida do vinho, excedendo-se, acarretando se sentir confortável pela nudez. O filho mais novo, Cam, assiste o vexame; porém, em vez de cobri-lo, prefere chamar os irmãos a apreciar a cena desconcertante; na época, vista como ridícula. Ciente do episódio acontecido, Noé amaldiçoa Cam e toda a família do filho, inclusive o neto Canaã. Em fuga da maldição, a família de Cam segue para a África, onde se torna até o fim dos tempos escrava. Dentre outros episódios, a venda de José, como escravo, pelos próprios irmãos dominados pela inveja e preferência de José por seu pai, o lendário Jacó, mais tarde por Ordem de Deus passa a ser chamado de Israel. Moisés, Autor da Lei, a Torá, orientado por Deus, liberta seu povo da escravidão; libertos, seguem em direção à Terra Prometida. Exatamente neste resumo a pauta principal: a escravidão. A continuidade deste crime é verificada com estupefação no período medieval em tristes cenários sucessivos, no qual homens da cor da pele negra são arrancados à força de suas terras africanas na condição de escravos. E longa História acontece; para que nunca mais seja esquecida!

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Augusto Machado de Campos Neto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Jornalista pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Ex-editor da Revista da Faculdade de Direito da USP.

Referências

ARMITAGE, João. História do Brasil: desde o período da chegada da família de Bragança, em 1808, até a abdicação de D. Pedro I, em 1831: compilada à vista dos documentos públicos e outras fontes originais formando uma continuação da História do Brasil, de Southey. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1981.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

FERREZ, Gilberto. As cidades do Salvador e Rio de Janeiro no século XVIII: álbum iconográfico comemorativo do bicentenário da transferência da sede do governo do Brasil. Rio de Janeiro: Instituo Histórico e Geográfico Brasileiro, 1963.

FRANÇA, Jean Marcel Carvalho. A construção do Brasil na literatura de viagem dos séculos XVI, XVII e XVIII: antologia de textos, 1591-1808. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.

FRANÇA, Jean Marcel Carvalho (org.). Outras visões do Rio de Janeiro colonial: antologia de textos (1582-1808). Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

FRANÇA, Jean Marcel Carvalho (org.). Visões do Rio de Janeiro colonial: antologia de textos (1531-1800). Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil. 1. ed. São Paulo: Claro Enigma, 2015. (Coleção Agenda Brasileira).

GOMES, Laurentino. Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. v. 1.

GOULART, Maurício. A escravidão africana no Brasil: das origens à extinção do tráfico. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1949.

HOLANDA, Sérgio Buarque de (dir.). História geral da civilização brasileira: a época colonial. 2. ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 19. ed. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1987.

KLEIN, Herbert S. A escravidão africana na América Latina e Caribe. Tradução de Laura Teixeira Motta. Brasília: Editora Brasiliense, 1987.

MELAMED, Meir Masliah. Torá: a lei de Moisés. São Paulo: Sêfer, 2001.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Trabalhos Acadêmicos

Como Citar

A história de todos nós: crimes que podem ser esquecidos: a escravidão: o livro gênesis. (2021). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 116(2), 19-38. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v116p19-38