Breves considerações sobre o futuro do profissional do direito: a crise do Estado, as alterações de ordem interdisciplinar e a crise do ensino jurídico

Autores

  • Antonio Carlos Morato Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Palavras-chave:

Crise do Estado, Ensino jurídico, O futuro do profissional do Direito.

Resumo

A finalidade do presente trabalho é levantar algumas questões que envolvem o operador do Direito no mundo contemporâneo e que talvez venham a influenciar o futuro desse mesmo profissional. Questões como a crise do Estado e a necessidade de conhecimentos interdisciplinares em novos ramos da ciência jurídica (tal como o Direito do Consumidor), bem como as respostas apresentadas até aqui pelo ensino jurídico a tais demandas serão analisadas. Tal estudo desenvolver-se-á sem perder de vista a permanência de algumas críticas às Faculdades de Direito, repetindo argumentos que já eram invocados no século XIX e que continuam a ser apresentados freqüentemente como se estivessem surgindo em pleno século XXI.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Carlos Morato, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Doutorando em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP, Professor de Direito Civil e Direito do Consumidor da Faculdade de Direito da Universidade São Marcos e de Direito Civil, Direito Ambiental e Direito do Consumidor da UniFMU.

Referências

ALVES, Rubem. Estórias de Quem Gosta de Ensinar. 17ª ed. São Paulo: Cortez, 1994.

ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental: 2ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 1998.

ASSIER-ANDRIEU, Louis. O Direito nas Sociedades Humanas, tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e Das Penas, tradução de Torrieri Guimarães. São Paulo: Hemus, 1990.

BITTAR, Carlos Alberto. Direitos do Consumidor: Código de Defesa do Consumidor. 4ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. 11ª ed. tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

CAENEGEM, R. C. Uma Introdução Histórica ao Direito Privado, tradução de Carlos Eduardo Machado. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

CAMPILONGO, Celso Fernandes. Direito e Democracia. São Paulo: Max Limonad, 1997.

______. Direitos Humanos, Direitos Sociais e Justiça. José Eduardo Faria (org.). São Saulo. Malheiros, 1998.

CAPPELLETTI, Mauro. "Formações Sociais e Interesses Coletivos diante da Justiça Civil" Revista de Processo n. 5, p. 128-159.

CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e Processo: um comentário à Lei n. 9.307/96. São Paulo: Malheiros, 1998.

CARNELUTTI, Francesco. Teoria Geral do Direito, tradução de Antonio Carlos Ferreira. São Paulo: Lejus, 1999.

CHOMSKY, Noam. A Minoria Próspera e a Multidão Inquieta. 2ª ed. Brasília: UNB, 1999.

COELHO, Fábio Ulhôa. Lógica Jurídica: uma introdução. São Paulo: Educ, 1992.

COMPARATO, Fábio Konder. Para Viver a Democracia. São Paulo: Brasiliense, 1989.

COUTURE, Eduardo. Os Mandamentos do Advogado. 3ª ed. tradução de Ovídio A Baptista da Silva e Carlos Otávio Athayde. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, 1987.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.

DANTAS, San Tiago. "A Educação Jurídica e a Crise Brasileira". Encontros da UNB: Ensino Jurídico. Brasília: UNB, 1978-1979.

DINIZ, Maria Helena. "A Ectogênese e seus Problemas Jurídicos" Revista do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP n. 1. São Paulo: Max Limonad, 1995. p. 89-99.

FARIA, José Eduardo. A Reforma do Ensino Jurídico. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, 1987.

______. Direitos Humanos, Direitos Sociais e Justiça. José Eduardo Faria (org.). São Paulo. Malheiros, 1998.

______. O Direito na Economia Globalizada, tese apresentada no concurso para professor titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Edição do Autor. s.d.

FARNSWORTH, E. Allan. Introdução ao Sistema Jurídico dos Estados Unidos. tradução de Antonio Carlos Diniz de Andrada. Rio de Janeiro: Forense, 1963.

FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. "Teoria da Norma Jurídica: um modelo pragmático". A Norma Jurídica coordenação de Sérgio Ferraz. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1980.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos Humanos Fundamentais. São Paulo: Saraiva, 1995.

LAFER, Celso. A Reconstrução dos Direitos Humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

______. Comércio, Desarmamento, Direitos Humanos: reflexões sobre uma experiência diplomática. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

LEBRUN, Gerard. O que é Poder? São Paulo: Brasiliense, 1984.

LEITE, Eduardo de Oliveira. "A Aula em Direito" Seis Temas sobre o Ensino Jurídico, organizada por Getulino do Espírito Santo Maciel e João Bosco da Encarnação. São Paulo: Robe Editorial, 1995.

LISBOA, Roberto Senise. Contratos Difusos e Coletivos: Consumidor, Meio-Ambiente, Trabalho, Agrário, Locação, Autor. São Paulo: Revista dos Tribunais.

LOPES, José Reinaldo. O Direito na História: lições introdutórias. São Paulo: Max Limonad, 2000.

LORENZETTI, Ricardo Luis. Fundamentos do Direito Privado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1998.

MARTIN, Ana Paula Nascimento. "A Alternativa da Arbitragem". Debatendo Direito: jornal do centro acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. n. 13. São Paulo, 2000. pp. 23-25.

MILARÉ, Edis. Direito do Ambiente: doutrina, prática, jurisprudência, glossário. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

MONTORO, André Franco. Estudos de Filosofia do Direito. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 1995.

MORE, Thomas. A Utopia, tradução de Luís de Andrade. Bauru: Edipro, 1994.

NASCIMENTO, Walter Vieira. Lições de História do Direito. 9ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997.

NERY JÚNIOR. Nelson. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor comentado pelos autores do anteprojeto. 6ª ed. coord. de Ada Pelegrini Grinover. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. Arts. 46 a 54. pp. 429-555.

______. Princípios do Processo Civil na Constituição Federal. 3ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1996.

PERLINGIERI, Pietro. Perfis do Direito Civil: Introdução ao Direito Civil Constitucional, tradução de Maria Cristina De Cicco. 3ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 1997.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 4ª ed. São Paulo: Max Limonad, 2000.

RIBEIRO, Maurício Portugal. "O Direito Contemporâneo e a Metodologia do Ensino do Direito". Direito Global, coord. Carlos Ari Sundfeld e Oscar Vilhena Vieira. São Paulo: Max Limonad, 1999.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social, tradução de Antônio de P. Machado. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1971.

SILVA, Ezequiel Theodoro. Magistério e Mediocridade. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1993.

SOUZA, Luiz Sérgio Fernandes de. "Globalização e Direitos Humanos: em busca da racionalidade perdida" RT-757 - novembro de 1998. pp. 52-63.

TELLES JÚNIOR, Goffredo. O Direito Quântico: ensaio sobre o fundamento da ordem jurídica. 6ª ed. São Paulo: Max Limonad, 1985.

VENÂNCIO FILHO, Alberto. Das Arcadas ao Bacharelismo. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1982.

WALD, Amoldo. Curso de Direito Civil Brasileiro: introdução e parte geral. 8ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.

WANDERLEY, Luiz Eduardo W. O que é Universidade. São Paulo: Círculo do Livro (encadernação por licença editorial da Editora Brasiliense S/A), 1992.

WARAT, Luiz Alberto. "O Senso Comum Teórico dos Juristas" O Direito Achado na Rua. 3ª ed. José Geraldo de Sousa Júnior (org.). Brasília: UNB, 1990. pp. 101-104.

WITKER, Jorge. O Direito na América Latina: conteúdo e ensino, tradução de Manuela Leandro. Coimbra: Centro de Estudos Jurídicos, 1975.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Não definido

Como Citar

Breves considerações sobre o futuro do profissional do direito: a crise do Estado, as alterações de ordem interdisciplinar e a crise do ensino jurídico. (2001). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 96, 289-327. https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67505