Os países emergentes e as medidas de investimento relacionadas ao comércio: o acordo trims da OMC

Autores

  • Umberto Celli Junior Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Palavras-chave:

Investimentos, Regulamentação, TRIMs, Aliança do Livre Comércio das Américas.

Resumo

A regulamentação dos investimentos internacionais como tema de controvérsia que tem dividido países desenvolvidos e os em desenvolvimento; a tentativa de certos países desenvolvidos em negociar um Acordo Multilateral de Investimentos no âmbito da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. São alguns dos temas a serem desenvolvidos neste trabalho, incluso o Acordo TRIMS da Organização Mundial do Comércio ou, ainda, reformas como a Aliança do Livre Comércio das Américas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Umberto Celli Junior, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Professor Doutor de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Referências

BAPTISTA, Luiz Olavo. Os investimentos internacionais no Direito Comparado e Brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 1998.

CARREAU, Dominique; JUILLARD, Patrick. Droit International Économique. 4. ed. Paris: L.G.D.J., 1998.

DIAS, Bernardete de Figueiredo. Os Impactos dos Acordos Internacionais sobre Investimentos Estrangeiros Diretos na Legislação Brasileira, dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 2004.

GRAU, Eros Roberto. Planejamento Econômico e Regra Jurídica. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1977.

JACKSON, John H. The World Trading System Law and Policy of International Economical Relations. 2. ed. Cambridge Massachussets, Londres, Inglaterra: The Mit Press, 1997.

KLEIN, Vinícius. Questões acerca de uma Política Industrial no Mercosul. Estudos de Direito Internacional, Curitiba, v. II, 2004.

NASSER, Rabih Ali. A OMC e os Países em Desenvolvimento. São Paulo: Aduaneiras, 2003.

PERRONE-MOISÉS, Cláudia. Direito ao Desenvolvimento e Investimento Internacional. São Paulo: Ed. Oliveira Mendes, 1998.

THORSTENSEN, Vera. OMC - Organização Mundial do Comércio: as regras do comércio internacional e a Nova Rodada de Negociações Multilaterais. 2. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2001.

ZAMPETTI, B. Américo; FREDRJKSSON, Torjorn. The Development Dimension of Investment Negotiations in the WTO: challenges and opportunities. Journal of World Investments, v. 4, n. 3, junho, 2003.

Sites na Internet

www.Unctad.org

Jornais

Gazeta Mercantil

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Não definido

Como Citar

Os países emergentes e as medidas de investimento relacionadas ao comércio: o acordo trims da OMC. (2004). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 99, 505-521. https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67635