Maio de 68, após 40 anos, e Constituição de 1988, após 20 anos: um balanço no cruzamento de conquistas históricas

Autores

  • Eduardo Carlos Bianca Bittar Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Palavras-chave:

Constituição Federal de 1988, Herbert Marcusi, Jean-François Lyotard, Pós-modernidade.

Resumo

Uma retrospectiva do ano de 68 que se apresenta como uma data de ampla significação social e que, pode ser olvidada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Carlos Bianca Bittar, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Livre-Docente e Doutor, Professor Associado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; Membro do Conselho Editorial da Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; Membro do Grupo de Conjuntura Internacional da USP; Professor do Instituto de Relações Internacionais da USP. Pesquisador-Sênior do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos (ANDHEP/ NEV-USP). Coordenador do Grupo de Pesquisa “Democracia, Justiça e Direitos Humanos: estudos de Escola de Frankfurt”, junto ao NEV-USP. Professor e pesquisador do Mestrado em Direitos Humanos do UniFIEO.

Referências

LOUREIRO, Isabel (Org.). Herbert Marcuse: a grande recusa hoje. Tradução de Isabel Loureiro e Robespierre de Oliveira. Petrópolis: Vozes, 1999.

HELLER, Agnes; FEHÉR, Ferenc. A condição política pós-moderna. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução de José Bragança de Miranda. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 1989.

MARCUSE, Herbert. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Tradução Álvaro Cabral. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Direitos Humanos

Como Citar

Maio de 68, após 40 anos, e Constituição de 1988, após 20 anos: um balanço no cruzamento de conquistas históricas. (2008). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 103, 271-275. https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67805