Desenvolvimento do direito internacional na concepção de Cornelius van Bynkershoek

Autores

  • Paulo Borba Casella Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Palavras-chave:

Direito Internacional, História do Direito Internacional, Cornélio van Bynkershoek (1673-1743), Contribuição de Bynkershoek para o Direito Internacional.

Resumo

Cornelius van Bynkershoek (1673-1743) se inscreve como marco no desenvolvimento do Direito Internacional, dentre os autores mais relevantes, do século XVIII. Este internacionalista foi importante pelo foco pragmático dado à prática dos estados, como elemento determinante da formação e da consolidação de normas internacionais, mas curiosamente muito menos freqüentemente citado que outros internacionalistas. Este artigo analisa a especificidade e a atualidade da contribuição de Bynkershoek e aponta o seu lugar, ao lado de Grócio, e dos precursores da disciplina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Borba Casella, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Professor Titular de Direito Internacional Público e Chefe do Departamento de Direito Internacional e Comparado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Membro do Conselho Editorial da Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Direito Internacional

Como Citar

Desenvolvimento do direito internacional na concepção de Cornelius van Bynkershoek. (2008). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 103, 563-592. https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67819