Reflexões para o discernimento do estereótipo e a imagem do negro

Autores

  • João Grandino Rodas
  • Celso Prudente

Palavras-chave:

Superioridade racial, Inferioridade racial, Estereótipo, Imagem, Afrodescendente.

Resumo

A abordagem desta reflexão busca apontar o mito da superioridade racial, como resultado de uma ação ideológica, que encontra no estereótipo seu principal componente. Fenômeno, que se caracteriza na tentativa de aviltação da imagem do afro descendente e da sua cultura. Essa situação é construída no contexto das relações da invisibilidade do negro nos meios de comunicação de massa e, também na banalização dos personagens, vividos pelos atores de origem africana, com o propósito da negação da sua imagem em favor do eurocentrismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARISTÓTELES. A política. Tradução de Nestor Ferreira Chaves. São Paulo: Ed. Edipro, 1995.

AUADI, Denise. A cidadania da criança e do adolescente, de acordo com a atual Constituição Federal Brasileira e com a lei 8.069, de 13 de julho de 1990. 2003. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Porto: Ed. Cadernos para o diálogo, 1971.

HUGO, Victor. Os miseráveis. Tradutora Regina Célia de Oliveira. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2007. (Coleção a Obra-Prima de Cada Autor. Série Ouro).

MALHEIRO, Agostinho Marques Perdigão. Escravidão no Brasil; ensaio histórico, jurídico, social. Rio de Janeiro: Ed. Nacional, 1866.

MULLER, Maria Lúcia Rodrigues. A cor da escola: imagens da primeira república. Cuiabá: Ed. Universidade Federal do Mato Grosso, 2008.

PRUDENTE, Eunice. Preconceito racial e igualdade jurídica no Brasil. São Paulo: Ed. Julex, 1989.

SANTOS, Hélio. A busca de um caminho para o Brasil. São Paulo: Ed. SENAC, 2001.

SARTRE, Jean-Paul. Reflexões sobre o racismo. Tradutor J. Guinsburg. 2. ed. São Paulo: Ed. Difusão Europeia do Livro, 1960.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Direito Social

Como Citar

Reflexões para o discernimento do estereótipo e a imagem do negro. (2009). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 104, 499-506. https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67867