O consentimento esclarecido em matéria de bioética: ilusão de exclusão de responsabilidade

Autores

  • Daisy Gogliano

Palavras-chave:

Consentimento-informado, Consentimento-esclarecido, Bioética, Autonomia, Responsabilidade civil médica, Exclusão de responsabilidade, Incapacidade Natural.

Resumo

A proposta de nosso trabalho é um estudo crítico sobre os denominados “princípios da bioética”, precisamente a “autonomia” e o “consentimento-informado” ou esclarecida que têm dominado o consensualismo norte-americano, fundado na moral kantiana, mesclada com o utilitarismo. Para tanto, discorremos sobre o ethos, na sua forma “originária” e própria de que fala Aristóteles, a designar o costume (mos, mores), que se circunscreve no agir, na tarefa empenhada, na excelência da ação, jamais na idéia de um fim de caráter absoluto. No que se refere à autonomia, distinguimos os preceitos aplicados na pesquisa biomédica, daqueles que dizem respeito ao tratamento médico. Nestes, em razão da natural incapacidade do paciente, fragilizado pela doença, subjugados pelas circunstâncias em que se encontra, as quais não pode controlar, por lhe faltar, justamente, a autonomia, o consentimento-informado (informed-consent) não pode ser transformado em cláusula de exclusão de responsabilidade do médico. O respeito ao paciente importa em fazer da prudência o liame necessário para o esclarecimento do diagnóstico e da terapêutica adequada, em benefício do paciente, nas bastando, portanto, a capacidade civil. O consentimento-informado está se tornando um instrumento de abusos, que vem afrontando os nossos costumes e a nossa tradição, rompendo com a relação médico-paciente, no momento em que a Medicina se transformou em mera técnica, deixando de ser arte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAMINI, Michele. Introduzione alla bioetica. 2. ed. Milano: Giuffré, 2003.

AZEVEDO, Antonio Junqueira de. Negócio jurídico: existência, validade e eficácia. São Paulo: Saraiva, 1974.

AUBENQUE, Pierre. A prudência em Aristóteles. Trad. Marisa Lopes. São Paulo: Ed. Discurso Editorial, 2003.

BAUD, Jean-Pierre. Le droit de vie et mort: archéologie de la bioéthique. Paris: Aubier, 2001.

BOTROS, Sophie. Consentement. In: CANTO-SPERBER, Monique (Dir.). Dictionnaire d’éthique et de philosophie morale. Paris: PUF, 2001.

CANGUILHEM, Georges. Escritos sobre a medicina. Trad. de Vera Avellar Ribeiro e prefácio de Armand Zaloszye. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

CLOTET, Joaquim. A bioética: uma ética aplicada em destaque. In: CAPONI, Gustavo A.; LEOPARDI, Maria Tereza; CAPONI, Sandra N. (Orgs.). A saúde como desafio ético. Anais do I Seminário de Filosofia e Saúde, Florianópolis, 1995.

CORTINA, Adela; MARTINEZ, Emilio. Ética. Trad. Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Loyola, 2005.

FALQUE, C. La responsabilité du médecin aprés l’arrêt de la Court de Cassation du 20 mai 1936. Revue Critique de Législation et de Jurisprudence, Paris, 1937.

FARIA, Maria do Carmo B. de. Direito e ética. São Paulo: Ed. Paulus, 2007.

FLUME, Werner. El negocio jurídico: parte general del derecho civil. 4. ed. Trad. José María Miguel Gonzales e Esther Gómez Calle. Madrid: Ed. Fundación Culural del Notariado, 1998. t. 2.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da clínica. Trad. Roberto Machado. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994.

GIRER, Marion. Contribution à une analyse rénovée de la relation des soins. Essai de remise en cause du contrat médical. Bordeaux: Ed. Les ètudes Hospitalières, 2008.

GOUVERICH, D. Introduction. In: HIPPOCRATE. De l’art medical. Paris: Bibliotheque Classique, 1994.

HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Trad. Gilvan Fogel. Petrópolis: Vozes, 2002.

HIPPOCRATE. De l’art médical. Trad. Émile Littré. Paris: L.G.D.J., 1994.

JASPERS, Karl. O médico na era da técnica. Trad. João Tiago Proença. Lisboa: Ed. 70, 1986.

MAFFESOLLI, Michel. Elogio da razão sensível. Trad. Albert Christophe Migueis Stckenbuck. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Trad. Paulo Perdigão. São Paulo: Vozes, 1997.

RODRIGUES, Silvio. Direito civil: responsabilidade civil. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1977. v. 4.

ROMANO, Bruno. Filosofia del diritto e questione dello spirito. Torino: Giappichelli, 2007.

VILLEY, Michel. A formação do pensamento jurídico moderno. Texto estabelecido e revisto por Stéphane Rials, tradução Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VILLEY, Michel. Filosofia do direito: definições e fins do direito – os meios do direito. Trad. Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Biodireito

Como Citar

O consentimento esclarecido em matéria de bioética: ilusão de exclusão de responsabilidade. (2009). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 104, 509-547. https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67868