Reflexões sobre desafios de um direito cosmopolita sustentado pela solidariedade: a questão da vulnerabilidade nos paradigmas das modernidades sólida e líquida

Autores

  • Carla Pereira da Silva

Palavras-chave:

Cosmopolitismo, Tolerância, Solidariedade, Ambivalência, Vulnerabilidade, Modernidade Sólida, Modernidade Líquida.

Resumo

O presente estudo realiza exercício filosófico de reflexão investigativa a respeito do Cosmopolitismo, considerando suas fundamentações na neutralidade da coexistência, na tolerância e na solidariedade da defesa do direito do outro a sua diferença. Partindo-se do modelo líquido-moderno – cujas considerações baseiam-se em teoria do sociológo Zygmunt Bauman – e considerando-o fortemente imbuída de elementos sólido-modernos, arquiteta-se conjuntura em que o individualismo sobrepuja às forças gregárias da humanidade. O intuito essencial dos apontamentos realizados admite-se, primeiramente, como a demonstração da dificuldade da sociedade humana em realizar compartilhamentos com a Diferença, com a Ambivalência, preconizando, em segundo lugar, a construção paulatina de uma convivência humana alicerçada na Solidariedade, ou seja, no Autocomprometimento. O Objetivo é um verdadeiro e efetivo Direito Cosmopolita como forma de superação da Situação de Vulnerabilidade em que são colocados os seres humanos neutralizados pela luta mercadológica cotidiano pela satisfação, quando inexistente a real felicidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. A arte da vida. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

______. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

______. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

______. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

______. Medo líquido. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

______. Modernidade e ambivalência. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

______. Modernidade e Holocausto. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

______. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

______. O mal-estar na pós-modernidade. Tradução de Mauro Gama e Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

______. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Tradução de José Gradel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

______. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. O direito na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

______. Ética, Educação, Cidadania e Direitos Humanos: estudos filosóficos entre cosmopolitismo e responsabilidade social. Barueri: Manole, 2004.

FELIPPE, Marcio Sotello. Razão jurídica e dignidade humana. São Paulo: Max Limonad, 1996.

GIRARD, René. A violência e o sagrado. Tradução de Martha Conceição Gambini. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1990.

KAFKA, Franz. A metamorfose. Tradução de Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

KANT, Immanuel. A paz perpétua e outros opúsculos. Tradução de Artur Mourão. Rio de Janeiro: Edições 70, 1990.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Trabalhos Acadêmicos

Como Citar

Reflexões sobre desafios de um direito cosmopolita sustentado pela solidariedade: a questão da vulnerabilidade nos paradigmas das modernidades sólida e líquida. (2009). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 104, 875-900. https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67880