Reflexões sobre a formação do acervo da Academia de Direito do Largo de São Francisco: do século XIX aos nossos dias

Autores

  • Maíra Cunha de Souza Maria Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito
  • Maria Lucia Beffa Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito
  • Sérgio Carlos Novaes Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito
  • Sílvia Mara de Andrade Jastwebski Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Palavras-chave:

Biblioteca da Faculdade de Direito (São Paulo, Brasil), História da coleção, Aquisição, Seleção.

Resumo

O trabalho apresenta algumas reflexões sobre a história da formação do acervo acadêmico dos cursos jurídicos do Brasil criados no século XIX, especificamente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. A primeira Biblioteca Pública de São Paulo, fundada em 1825, exerceu forte influência para que o Convento dos frades franciscanos recebesse a escola de direito criada por Decreto Imperial, em razão de seu fundo bibliográfico de 5.000 mil livros, preponderantemente de cunho eclesiástico, e considerável para os padrões culturais do Brasil à época. Atualmente configura-se como uma importante biblioteca jurídica acadêmica da América Latina e, ao longo da sua história tem sido uma instituição de depósito moral, isto é, recebe doações das mais diversas localidades do país, encaminhadas espontaneamente pelos autores para ter sua obra disponibilizada no acervo do primeiro e um dos mais tradicionais cursos de Direito do Brasil. Atualmente, este acervo está estimado em aproximadamente 400 mil itens, com doações de personalidades brasileiras. Outro ponto estudado refere-se ao estabelecimento de critérios para seleção de material – corpo editorial, autores de renome, relevância nos temas abordados etc. – em razão do boom editorial ocorrido na década de 1990, concomitante com o aumento de escolas de Direito no país. Chama-se à reflexão de quem atua na seara jurídica para atentar a pontos relevantes no momento da seleção para não incorrer no erro de avaliar com preconceito, modernidade, ideológico, interesse de estudo pessoal ou embasado apenas na data de publicação da obra. As ciências humanas, diferentemente de outras áreas, têm sua obsolescência mais lenta ou inexistente, decorrendo em grave erro para o Direito julgar exclusivamente pela data de publicação, o que torna premente aos profissionais bibliotecários dominarem conceitos básicos na área de atuação para que as bibliotecas sejam depositárias de material bibliográfico de qualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maíra Cunha de Souza Maria, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Bibliotecária do Serviço de Biblioteca da Faculdade de Direito da USP.

  • Maria Lucia Beffa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Bibliotecária do Serviço de Biblioteca da Faculdade de Direito da USP.

  • Sérgio Carlos Novaes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Bibliotecário do Serviço de Biblioteca da Faculdade de Direito da USP.

  • Sílvia Mara de Andrade Jastwebski, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Bibliotecária do Serviço de Biblioteca da Faculdade de Direito da USP.

Referências

ANDRADE, Diva Carraro de; VERGUEIRO, Waldomiro. Aquisição de materiais de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

BEFFA, Maria Lucia; NAPOLEONE, Luciana Maria. Da primeira biblioteca pública oficial de São Paulo à biblioteca da Faculdade de Direito da USP: história da biblioteca de suas origens até a criação da USP. In: BITTAR, Eduardo Bianca. (Coord.). Historia do Direito brasileiro. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003. p. 171-186.

CABRAL, Maria Luisa. Conservação preventiva, porquê? Páginas A&b, n. 15, p. 7-27, 2005.

CARRIÓN GUTIEZ, Manuel. Manual de bibliotecas. 2 reimpr. Salamanca: Fundación German Sánchez Ruíperez, 1990.

A CONTRIBUIÇÃO da Biblioteca para o catálogo das obras dos antigos alunos. Revista da Faculdade de Direito de São Paulo, São Paulo, v. 30, fasc. 2, p. 331, abr./jun. 1934.

LÓPEZ-MUÑIZ GOÑI, Miguel. Informática jurídica documental. Madrid: Díaz de Santos, 1984.

MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n. 2, p. 1-19, jan./jun. 2007.

MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. A qualidade enquanto instrumento na política de desenvolvimento de coleções jurídicas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, INFORMAÇÃO E ÉTICA, 2., 2003, Florianópolis. Anais... Florianópolis: [s.n.], 2003. p. 1-2.

OLIVEIRA, José Alcântara Machado de. Relatório: referente ao ano de 1932. Revista da Faculdade de Direito de São Paulo, São Paulo, v. 39, p. 419-432, 1933.

ORERA ORERA, Luisa. La coleccón: formación, desarrollo y mantenimiento. In: ORERA ORERA, Luisa (Ed.). Manual de biblioteconomia. Madrid: Síntesis, 2002. p. 92-111.

PASSOS, Edilenice Jovelina Lima. O controle da informação jurídica no Brasil: a contribuição do Senado Federal. Ciência da Informação, Brasília, v. 23, n. 3, p. 363-368, set./dez. 1994.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Diabo Coxo. Observatório da Imprensa, São Paulo,n. 323, abr. 2005. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/lilia_moritz_schwarcz>. Acesso em: 20 maio 2013.

SOUSA, Margarida Maria de. A difícil missão de seleção quando o espaço físico não suporta o crescimento do acervo: a experiência do Serviço de Biblioteca e Documentação da FEA/USP. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro, Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: UFRJ/SIBi, 2010. Disponível em: <http://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_198.pdf>. Acesso em: 20 maio 2013.

VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Bibliotecas públicas e mudança social: a contribuição do desenvolvimento de coleções. 1990. 242 f. Tese (Doutorado) Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.

______. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis: APB, 1989.

______. Seleção de materiais de informação. 3. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2010.

WOLTHERS, Clemência B. O escritório de advocacia e a informática jurídica. In: WOLTHERS, Clemência B.; AZEVEDO, Danilo Soares de. A informática e o advogado. Brasília: Fundação Petrônio Portella, 1985. p. 13.

Downloads

Publicado

2013-11-22

Edição

Seção

História do Direito

Como Citar

Reflexões sobre a formação do acervo da Academia de Direito do Largo de São Francisco: do século XIX aos nossos dias. (2013). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 108, 129-142. https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67979