Biopirataria: reflexões sobre um tipo penal

Autores

  • Ivanira Pancheri

Palavras-chave:

Biopirataria, Patrimônio genético, Conhecimentos tradicionais associados, Biodiversidade, Tipo penal.

Resumo

Cinge-se ao tema Biopirataria reflexionando sob a criação de um respectivo tipo penal. Não-obstante a ausência de uma conceituação jurídica uníssona sobre Biopirataria parte-se da concepção primordial de um acesso irregular ao Patrimônio Genético e, ainda, aos Conhecimentos Tradicionais associados. Não se olvide todavia que, ao lado destes grandes nortes, comportamentos outros igualmente conformam a problemática, demandando coibição, ad exemplum, a não-repartição dos benefícios, ou ainda, a anormalidade no uso do Patrimônio Genético ou dos Conhecimentos Tradicionais associados, na remessa para o Exterior, no transporte e armazenamento do Patrimônio Genético, na divulgação dos Conhecimentos Tradicionais associados e, enfim, variadas condutas contra a Administração da Biodiversidade. Sob uma metodologia monotemática, teórica e científica, investiga-se infindável material bibliográfico para solver assunto contemporâneo e político.
A partir de duas premissas, quais sejam, o princípio do menor custo moral que funda eticamente toda a altercação sobre a interação homem e natureza e ainda, o inestimável valor do fato avaliado que justifica a incidência do Direito Penal, alcançou-se a ilação acerca da imprescindibilidade de um respectivo tipo penal.
Destarte, o deslinde é no sentido de uma incriminação, cujo Bem Jurídico Penal capital sagra-se como sendo a Biodiversidade, perfilhada esta como a diversidade biológica, sem esquecer contudo, de todo um cogente arcabouço tanto jurídico nacional e internacional quanto socioeconômico para ofertar amparo à resolução desta controvérsia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-22

Como Citar

Pancheri, I. (2013). Biopirataria: reflexões sobre um tipo penal. Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 108, 443-487. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67993

Edição

Seção

Direito Penal