Aspectos da desconsideração da personalidade jurídica em sentido inverso: análise jurisprudencial

Autores

  • Mario Thiago Moreira

Palavras-chave:

Personalidade Jurídica. Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica. Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica em Sentido Inverso.

Resumo

Trata-se de artigo relacionado ao tema da desconsideração da personalidade jurídica. Todavia, seu objetivo não é a análise da desconsideração da personalidade jurídica na modalidade convencional, decorrente da doutrina americana, mas sim a desconsideração da personalidade jurídica em sentido inverso, aceita pela doutrina e jurisprudência brasileira.
Tem como objetivo traçar os requisitos fáticos e jurídicos para a aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica em sentido inverso, através da análise da doutrina e, principalmente, dos julgados que utilizaram o tema como forma de efetivar a tutela jurisdicional.
Para tanto é necessário fixar as premissas acerca (i) da personalidade jurídica, (ii) da teoria da desconsideração da personalidade jurídica e, derradeiramente, (iii) da teoria da desconsideração da personalidade jurídica em sentido inverso, traçando de forma inicial os possíveis requisitos para a devida aplicação de tal figura jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-06

Como Citar

Moreira, M. T. (2014). Aspectos da desconsideração da personalidade jurídica em sentido inverso: análise jurisprudencial. Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 109, 723-742. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/89254

Edição

Seção

Trabalhos Acadêmicos de Pós-Graduação